Reforma Tributária: alíquota padrão de novo imposto deverá ser conhecida apenas no segundo semestre

A definição da alíquota padrão para o novo imposto proposto pela Reforma Tributária só deverá ocorrer na segunda metade de 2024 pelo Senado Federal, conforme estabelecido por Emenda Constitucional de 2023. Já a definição do índice a ser cobrado dos consumidores, só irá ocorrer no ano anterior a sua vigência.

O novo tributo segue o modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA),  advindo da fusão do CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), de competência federal, e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), de estados e municípios. O CBS deverá começar a ser testado em 2027, com alíquota definida em 2026.

Só será possível ter estimativas realistas da alíquota do IVA após a aprovação de leis complementares da Reforma, previstas para chegar à Câmara em abril deste ano. O Tribunal de Contas da União (TCU) deverá ajudar os parlamentares nos cálculos, para minimizar perdas para estados e municípios. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estima uma alíquota final de cerca de 27,5% para o CBS e IBS.

 

Veja detalhes: Reforma Tributária: alíquota-padrão de novo imposto só deve ser conhecida no segundo semestre

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.