PL 2.541/21 sancionada! Mais um avanço ou um puxadinho tributário?

PL 2.541/21 sancionada! Mais um avanço ou um puxadinho tributário?

Há mais de uma década, a legislação tributária instituiu uma medida de desoneração da folha de pagamento consistente na substituição da contribuição previdenciária de 20% sobre as remunerações pagas a empregados e prestadores de serviços pessoas físicas por um percentual da receita bruta da empresa. A redução variou entre 1% e 4,5%, de acordo com a atividade desenvolvida.

A prática foi inaugurada pela Medida Provisória (MP) nº 540, de 2 de agosto de 2011, convertida na Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, com validade até dezembro de 2012. Com alterações recorrentes, os prazos de vigência foram estendidos e novas atividades foram incluídas.

O Projeto de Lei nº 2.541/21, que deu origem à Lei nº 14.288, de 31 de dezembro de 2021, mantém o regime até dezembro de 2023 para 17 setores beneficiados. Sabemos que os diversos encargos que incidem sobre a folha de pagamento no Brasil são cruéis. Mas vale pensar: é realmente eficiente eleger alguns setores deixando outros de fora? 

Leia mais, abaixo:

Fonte: O estranho caso da desoneração de folha: salvadora da pátria ou mais um puxadinho? | Colunas de Ana Carolina Monguilod | Valor Investe (globo.com)

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.