O principal objetivo da contabilidade fiscal é gerar informações úteis e oportunas para a tomada de decisão pela empresa. A elaboração de relatórios sobre os impactos que as obrigações fiscais têm sobre as finanças da empresa é a chave do sucesso dessas operações. As obrigações fiscais podem ser definidas como a técnica utilizada para a produção de informações quantitativas de maneira sistemática e estruturada, expressa em transações monetárias atualizadas realizadas pela empresa. Saiba mais sobre o assunto agora!
Por que observar o impacto das obrigações fiscais
O planejamento fiscal com essa ferramenta pode ser usada a partir da administração das empresas, que podem otimizar a obrigação dos impostos tributáveis. Através dessas informações é possível:
- Determinar na avaliação de projetos de investimento os possíveis efeitos de impostos com certa antecedência pela empresa.
- Considerar todas as alternativas em projetos ou operações de investimento a serem realizados pela empresa em um determinado período.
- Aumentar a rentabilidade para os acionistas da empresa.
- Melhorar o fluxo de caixa das empresas com o planejamento do devido cumprimento das obrigações fiscais.
As alterações permanentes na legislação tributária acabam forçando as empresas a analisar o seu impacto e buscar estratégias para a sua mitigação imediata. As consequências de não fazer o planejamento tributário e não ter uma documentação de apoio é a rejeição de custos e deduções nessas operações. As organizações buscam todos os dias cortar custos e assim melhorar a sua rentabilidade. Para isso, alguns fatores precisam ser observados no planejamento fiscal:
- A análise da informação financeira projetada.
- O cálculo anual do imposto de renda para a empresa e as principais obrigações acessórias.
- Apresentação de relatórios fiscais atualizados e de acordo com a legislação vigente.
Nesse sentido, a solução ECF da Synchro contribui muito para manter os relatórios fiscais sempre atualizados e regularmente atualizados de acordo com as constantes mudanças na legislação.
Itens a se considerar no planejamento tributário da empresa
É de fundamental importância observar as mudanças na reforma tributária, que podem gerar novas oportunidades de negócios e que podem e devem ser usadas pelas empresas na hora do planejamento de negócios. Novos benefícios fiscais geram, consequentemente, novas deduções.
A contabilidade da empresa e o setor fiscal são os mais eficientes na hora de analisar dados fiscais em seus aspectos formais e materiais. A constante análise pode, inclusive, gerar correções nas declarações apresentadas em alguns casos.
Estratégias de planejamento fiscal afetam diretamente os resultados da empresa e, em consequência, os lucros a serem distribuídos aos investidores. Assim os impactos das obrigações fiscais da empresa são de vital importância na hora de avaliar as estratégias futuras de investimento da empresa, levando-se em conta a decisão de investidores, que pode ser o recebimento de dividendos ou a capitalização dos lucros da empresa.
E então? Ficou com alguma dúvida sobre os impactos das obrigações fiscais na hora da tomada de decisão pela empresa? Deixe aqui o seu comentário e não deixe de entrar em contato com a gente!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.