O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) trouxe a modernização do sistema tributário brasileiro, a complexidade desse sistema é fato conhecido por todos, devido as dezenas de tributos, cada qual com as suas próprias bases de cálculos, alíquotas e particularidades, como também, o grande volume de obrigações acessórias.
Alcançar a eficiência na gestão fiscal implica em aprimorar processos com o intuito de reduzir custos e riscos fiscais, de forma a garantir a conformidade fiscal. Diante disso, a tecnologia passa a ocupar um importante lugar na área fiscal. Através de softwares fiscais é possível parametrizar regras específicas para cada tipo de tributo, sendo ele Municipal, Estadual ou Federal, garantindo que os cálculos e registros fiscais sejam tratados de forma correta evitando erros e consequentemente autuações e multas por não conformidade.
O investimento em uma solução fiscal capaz de automatizar processos, possibilita criar um fluxo de informações contínuo, consistente e atualizado, otimizando processos e maximizando os resultados da área fiscal. Algumas ferramentas tecnológicas aplicadas às soluções fiscais agregam grande valor a operação, sendo algumas delas:
Inteligência artificial
Ferramenta capaz de automatizar, integrar processos e interpretar informações em grande quantidade e de forma rápida, na área fiscal podemos destacar alguns benefícios da IA, por exemplo:
- Cálculo de tributos automático
- Automação de entrega das obrigações acessórias
- Processos automatizados para identificação de erros
Data analytics
Ferramenta que facilita o cruzamento e análise de dados, gerando informações de valor para a tomada de decisões estratégicas, como também:
- Analise de grande volume de dados
- Mapear riscos e oportunidades
- Acompanhar indicadores
Computação em nuvem
A computação em nuvem proporciona o acesso da solução fiscal via internet e a integração com demais sistemas da empresa, como por exemplo o ERP, facilitando o acesso e a integração de informações, assim como:
- Segurança dos dados;
- Escalabilidade;
- Atualizações automáticas.
- Economia, por não necessitar de investimento em estruturas físicas de equipamentos;
ERP
O ERP é uma outra tecnologia de suma importância dentro de uma corporação, capaz de automatizar tarefas, viabiliza a coleta e tratamento de dados, proporcionando os seguintes benefícios a área fiscal:
- Integrar informações
- Controle e gestão de dados
- Informações de qualidade
Profissional do Futuro
Com toda essa evolução tecnológica os profissionais de hoje e do futuro precisam cada vez mais aprimorar a sua capacidade de adaptação, aplicar-se em capacitação constante e desenvolver uma visão estratégica que olhe além do setor fiscal, mas a organização como um todo. Além do conhecimento técnico fiscal e tecnológico, habilidades relacionais são de grande valia para liderar uma equipe com altas demandas, prazos não negociáveis e que vivência constantes mudanças.
Por fim, podemos afirmar que a junção de profissionais capacitados e soluções tecnológicas robustas são capazes de conduzir a empresa a manter a conformidade fiscal tributária, reduzir os riscos e custos de não conformidade, como também, reduzir o custo de conformidade e logo, potencializar a relação lucro/carga tributária.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.