O Impacto da tecnologia na eficiência tributária

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) trouxe a modernização do sistema tributário brasileiro, a complexidade desse sistema é fato conhecido por todos, devido as dezenas de tributos, cada qual com as suas próprias bases de cálculos, alíquotas e particularidades, como também, o grande volume de obrigações acessórias.

Alcançar a eficiência na gestão fiscal implica em aprimorar processos com o intuito de reduzir custos e riscos fiscais, de forma a garantir a conformidade fiscal. Diante disso, a tecnologia passa a ocupar um importante lugar na área fiscal. Através de softwares fiscais é possível parametrizar regras específicas para cada tipo de tributo, sendo ele Municipal, Estadual ou Federal,  garantindo que os cálculos e registros fiscais sejam tratados de forma correta evitando erros e consequentemente autuações e multas por não conformidade.

O investimento em uma solução fiscal capaz de automatizar processos, possibilita criar um fluxo de informações contínuo, consistente e atualizado, otimizando processos e maximizando os resultados da área fiscal. Algumas ferramentas tecnológicas aplicadas às soluções fiscais agregam grande valor a operação, sendo algumas delas:

Inteligência artificial

Ferramenta capaz de automatizar, integrar processos e interpretar informações em grande quantidade e de forma rápida, na área fiscal podemos destacar alguns benefícios da IA, por exemplo:

  • Cálculo de tributos automático
  • Automação de entrega das obrigações acessórias
  • Processos automatizados para identificação de erros

Data analytics

Ferramenta que facilita o cruzamento e análise de dados, gerando informações de valor para a tomada de decisões estratégicas, como também:

  • Analise de grande volume de dados
  • Mapear riscos e oportunidades
  • Acompanhar indicadores

Computação em nuvem

A computação em nuvem proporciona o acesso da solução fiscal via internet e a integração com demais sistemas da empresa, como por exemplo o ERP, facilitando o acesso e a integração de informações, assim como:

  • Segurança dos dados;
  • Escalabilidade;
  • Atualizações automáticas.
  • Economia, por não necessitar de investimento em estruturas físicas de equipamentos;

ERP

O ERP é uma outra tecnologia de suma importância dentro de uma corporação, capaz de automatizar tarefas, viabiliza a coleta e tratamento de dados, proporcionando os seguintes benefícios a área fiscal:

  • Integrar informações
  • Controle e gestão de dados
  • Informações de qualidade

 

Profissional do Futuro

Com toda essa evolução tecnológica os profissionais de hoje e do futuro precisam cada vez mais aprimorar a sua capacidade de adaptação, aplicar-se em capacitação constante e desenvolver uma visão estratégica que olhe além do setor fiscal, mas a organização como um todo. Além do conhecimento técnico fiscal e tecnológico, habilidades relacionais são de grande valia para liderar uma equipe com altas demandas, prazos não negociáveis e que vivência constantes mudanças.

Por fim, podemos afirmar que a junção de profissionais capacitados e soluções tecnológicas robustas são capazes de conduzir a empresa a manter a conformidade fiscal tributária, reduzir os riscos e custos de não conformidade, como também, reduzir o custo de conformidade e logo, potencializar a relação lucro/carga tributária.

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.