Notas técnicas iniciam a operacionalização da Reforma Tributária

As Notas Técnicas 2024.001 e 2024.002, publicadas, respectivamente, em 31.07.2024 e 01.08.2024, iniciam, de fato, a operacionalização da Reforma Tributária.

Em atendimento às disposições da Emenda Constitucional nº 132/2023 e ao Projeto de Lei Complementar nº 68/2024 em tramitação no Congresso Nacional, o Governo, através do ENCAT (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários), divulgou uma série de alterações em documentos fiscais eletrônicos, mostrando que o cronograma de implantação da Reforma Tributária é uma realidade.

Documentos eletrônicos impactados

Pela RT Nota Técnica 2024.001 – IBS/CBS (prevê a inclusão de informações referentes ao IBS, à CBS e ao IS):

  • CTe – Conhecimento de Transporte Eletrônico (modelo 57);
  • CTe – Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços (modelo 67);
  • BPe – Bilhete de Passagem Eletrônico (modelo 63);
  • NF3e – Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (modelo 66);
  • NFCom – Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica (modelo 62).

Pela RT Nota Técnica 2024.002 – IBS/CBS (prevê a inclusão de informações referentes ao IBS, à CBS e ao IS):

  • NF-e – Nota Fiscal Eletrônica (modelo 55)
  • NFC-e – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (modelo 65)

CST/cClassTrib e as Regras de Validação

Importante destacar que tanto o Código de Situação Tributária (CST) quanto o Código de Classificação Tributária (cClassTrib) são mecanismos utilizados para classificação de informações fiscais. Esses códigos e suas respectivas nomenclaturas deverão ser usadas para classificar as informações do IBS, da CBS e do IS. O Governo publicará as duas tabelas no Portal Nacional dos Documentos Eletrônicos e, vinculada a elas, também publicará indicadores de obrigatoriedade de preenchimento dos grupos de informações dos tributos IBS/CBS nos Documentos Fiscais Eletrônicos. Toda essa estrutura permitirá que haja uma relação dinâmica entre o CST e o cClassTrib com as Regras de Validação.

Associados a estas tabelas, serão publicados indicadores de obrigatoriedade de preenchimento dos grupos de informações do IBS/CBS nos DFe’s. Essas configurações vinculam de forma dinâmica os CST’s e o cClassTrib com as Regras de Validação do IBS e da CBS.

Prazo para implantação

Os prazos para implantação das alterações são os seguintes:

  • Em teste – a partir de 01/09/2025
  • Em produção – a partir do dia 31/10/2025
  • Efetiva operacionalização: a partir de 01/01/2026

Cabe ressaltar, por fim, que a Reforma Tributária ainda está em discussão no âmbito do Legislativo Federal. Todavia, a publicação de informações como as que constam nas Notas Técnicas acima referenciadas, demonstra a proatividade do Governo em cumprir o cronograma estabelecido para o período de transição, preparando antecipadamente o ambiente dos DFe’s para estar em dia com as Obrigações Acessórias que recepcionarão o IBS, d CBS e o IS.

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.