Nota Fiscal Eletrônica terá novo modelo a partir de 2026 com padronização nacional e regras da Reforma Tributária

Nota Fiscal Eletrônica terá novo modelo a partir de 2026 com padronização nacional e regras da Reforma Tributária

Com a Reforma Tributária, o Brasil adotará um modelo padronizado de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e e NFC-e) em todo o território nacional, substituindo os sistemas estaduais atuais. A mudança tem como objetivo simplificar o cumprimento de obrigações fiscais e alinhar as notas à nova estrutura tributária, que inclui três tributos: IBS, CBS e IS.

O novo layout exigirá informações mais detalhadas por item vendido e será obrigatório a partir de janeiro de 2026. Um período de testes começa agora, com ambiente de produção liberado em outubro de 2025. Notas emitidas fora do novo padrão poderão ser rejeitadas, afetando faturamento e operação das empresas.

Durante 2025, o uso do novo modelo será opcional, coexistindo com o sistema atual, o que permitirá uma transição gradual e adaptação técnica. A mudança atinge empresas de todos os portes, incluindo MEIs, e faz parte da modernização do sistema fiscal brasileiro.

Saiba mais: Nova nota fiscal entra em teste nesta terça-feira; formato foi criado pela reforma tributária

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.