Imposto seletivo para o setor de Óleo e Gás?

Especialistas têm expressado críticas à possibilidade de inclusão do setor de óleo e gás no imposto seletivo, argumentando que isso pode aumentar os custos para a sociedade, especialmente no consumo de energia. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) defende que essa medida poderia reduzir a competitividade e elevar a carga tributária já significativa sobre o setor, impactando o consumidor final e a economia como um todo. A entidade também reforça a importância de manter o regime monofásico atual e ressalta que o setor já contribui de forma expressiva para o desenvolvimento nacional.

Os críticos da medida alertam que a taxação dos combustíveis fósseis poderá tornar o custo da energia mais caro e afetar a transição energética. Além disso, há preocupações sobre o impacto negativo que isso pode ter sobre a atratividade de investimentos no Brasil, especialmente no que diz respeito à segurança energética​.

https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/10/04/especialistas-criticam-possibilidade-de-inclusao-do-setor-de-oleo-e-gas-no-imposto-seletivo.ghtml

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.