Após a perda de validade da Medida Provisória que aumentaria o IOF, o governo federal avalia revisar o orçamento de 2026. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a equipe econômica está preparando diferentes cenários para compensar a queda de receita, que poderia gerar até R$ 17 bilhões no próximo ano. Algumas alternativas mantêm o orçamento preservado, enquanto outras exigem alterações no projeto de lei orçamentária.
As propostas serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva após seu retorno de Roma. Haddad informou que o valor das emendas que podem ser congeladas pode ultrapassar R$ 7 bilhões, a depender da decisão presidencial. Lula se reuniu nesta semana com a equipe econômica para definir o caminho a ser seguido após a derrubada da MP do IOF.
Saiba mais: Haddad: Governo avalia alterar orçamento de 2026, após fim da MP do IOF
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.