Fiscos estaduais com mais dados sobre operações de ICMS via meios eletrônicos

O Supremo Tribunal Federal, por seis votos a cinco, decidiu que as instituições financeiras devem fornecer dados de clientes aos fiscos estaduais em operações de ICMS realizadas por meios eletrônicos, como Pix e cartões de débito/crédito. A ação foi movida pelo Conselho Nacional do Sistema Financeiro (Consif) contra trechos do convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, argumentou que a medida não quebra o sigilo bancário, já que os dados são usados exclusivamente para fins fiscais. Essa posição foi acompanhada por cinco outros ministros.

Já o ministro Gilmar Mendes discordou, defendendo que a regra compromete o sigilo bancário. Ele foi seguido por outros quatro ministros, mas a maioria da Corte concluiu que a administração tributária deve proteger os dados, utilizando-os somente no exercício de suas funções fiscais, sem violar o sigilo bancário.

Saiba mais: https://noticias.r7.com/brasilia/instituicoes-financeiras-devem-fornecer-dados-de-clientes-ao-fisco-decide-stf-09092024/

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.