EFD-REINF – Novo Layout e série R-4000

EFD-REINF – Novo Layout e série R-4000

O SPED[1] é um sistema criado pelo Governo Federal para o recebimento de informações fiscais e contábeis das empresas e é composto por projetos, dentre eles, o SPED Fiscal. Faz parte do SPED Fiscal a EFD-REINF[2], que tem como objetivo complementar o e-Social.

Todas as obrigações acessórias que compõe o SPED podem sofrer alterações pela legislação publicada pela Receita Federal.

Recentemente houve publicação[3] de alteração da EFD-REINF, para acrescentar grupos de empresas obrigadas a transmitir essa obrigação, respeitando novo cronograma de entrega.

A seguir comentaremos as alterações e o novo calendário para apresentação da EFD-REINF.

 

  1. OBRIGATORIEDADE DE ENTREGA DA EFD-REINF

De acordo com as alterações promovidas na legislação, ficam obrigadas a apresentar a EFD-REINF[4] as seguintes pessoas jurídicas (sujeitos passivos da obrigação), ainda que imunes ou isentos:

1.Prestadores e tomadores de serviços;

2.Repasses a clubes de futebol profissional;

3.Clubes de futebol profissional;

4.Comercialização das agroindústrias e produtores rurais PJ;

5.Optantes pela desoneração da folha de pagamento (CPRB);

6.Entidades promotoras de eventos que envolvam time de futebol profissional;

7.Retenções de IRRF e Contribuições Sociais (PIS/COFINS e CSLL).

 

  1. DISPENSA DA DIRF

Considerando que as informações contidas na EFD-REINF, principalmente após a alteração de layout e acréscimo da série R-4000 que entrará em vigor em março/2023, substitui as informações contidas nas obrigações GFIP e DIRF, fica dispensada a apresentação da DIRF em relação aos fatos ocorridos a partir de 01/01/2024.

Isso quer dizer que a DIRF será entregue por mais 2 anos somente: 2023 e 2024. Em 2023 deve ser entregue a DIRF relativa aos fatos geradores de 2022 e em 2024, relativo aos fatos geradores de 2024, isso porque as informações na EFD-REINF só ficarão completas a partir de 03/2023, quando entrará em vigência o novo layout com a série R-4000.  A substituição de uma obrigação por outra só pode acontecer quando a informação estiver integralmente na nova obrigação. Dessa forma, a DIRF entregue em 2024 vai ter informação relativa a todo o ano de 2023, mesmo que a partir de 03/2023 as informações também já passem a ser obrigatórias na EFD-REINF.

 

  1. NOVOS GRUPOS – OBRIGATORIEDADE

A grande mudança trazida pela legislação foi a inclusão da obrigação para outros grupos de empresas que ainda não tinham uma data definida para apresentação da EFD-REINF.

Assim, temos novo calendário previsto, conforme segue:

GRUPO 4 – Entes públicos integrantes do “Grupo 1 – Administração Pública” e entidades integrantes do “Grupo 5 – Organizações Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais”

Fatos Geradores: a partir de 01/08/2022

Entrega da obrigação: 22/08/2022

GRUPO 5 – Entes públicos de âmbito estadual e o Distrito Federal

GRUPO 6 – Entes públicos de âmbito municipal, comissões polinacionais e consórcios públicos

Fatos Geradores: a partir de 01/03/2023

Entrega da obrigação: 21/03/2023

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante das alterações apresentadas pela nova legislação e mudança de layout a partir de 03/2023, as empresas devem ficar atentas para duas questões:

  • Há time que conhece a REINF na empresa?
  • A empresa estará preparada para o novo cenário? Haverá demanda extra de trabalho por um tempo, pois haverá uma grande expansão para a entrega da obrigação.

Além disso, como sempre, principalmente as empresas que serão inseridas no cumprimento dessa obrigação, devem ficar atentas a possíveis alterações da legislação.

Por último, ressalte-se que embora a entrega da DIRF (obrigação anual) fique dispensada a partir dos fatos geradores de 01/01/2024, essa obrigação será substituída pela EFD-REINF, cuja obrigação é mensal, devendo ser transmitida até o dia 15 de cada mês, sendo mais um motivo para a empresa se preparar para essa nova demanda de trabalho. 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.