Desafios para a Reforma Tributária: A incerteza sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo

Desafios para a Reforma Tributária: A incerteza sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo

A Reforma Tributária está sendo discutida e implementada no Brasil, e uma das questões em debate é a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. Em 2024, o STJ decidiu que o ICMS/ST não compõe a base de cálculo da Contribuição ao PIS e da COFINS devidas pelo contribuinte substituído no regime de substituição tributária progressiva. No entanto, a decisão foi omissa em relação ao valor a ser excluído da base de cálculo, gerando polêmica e controvérsia.

O debate gira em torno de saber se o contribuinte substituído deve excluir apenas o ICMS/ST ou também o ICMS ordinário destacado na nota fiscal de compra. Alguns entendem que a exclusão se refere apenas ao ICMS/ST, enquanto outros argumentam que a equiparação entre o ICMS e o ICMS/ST implica que todos os valores de ICMS sejam excluídos da base de cálculo. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional emitiu um parecer que veda a cobrança do PIS e da COFINS sobre o valor do ICMS/ST, mas a questão continua aberta.

Saiba mais: Reforma Tributária: exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS em debate

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.