Créditos tributários e acordos coletivos: como a Reforma Tributária impulsiona os sindicatos

A recente Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar 214/25, pode representar um novo alívio financeiro para os sindicatos, que vêm enfrentando dificuldades desde a extinção da contribuição obrigatória com a reforma trabalhista de 2017. Agora, as empresas poderão aproveitar créditos tributários em benefícios como plano de saúde, vale-transporte e vale-refeição, desde que estes estejam formalizados em acordo ou convenção coletiva. Para Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), essa mudança será extremamente benéfica e dará uma nova força à central, que representa trabalhadores do comércio, potencializando a saúde dos acordos coletivos.

Especialistas, como o advogado Rubens de Souza Lopes, ressaltam que essa medida não apenas amplia a base de financiamento dos sindicatos, mas também é crucial para garantir que todos os empregados se beneficiem de condições igualitárias. A exigência de que esses benefícios sejam formalizados nos coletivos evita que as empresas utilizem artifícios para discriminar a concessão de planos e vales, preservando o propósito do trabalho coletivo. Assim, a reforma não só fortalece os sindicatos, como também pode reorientar a destinação dos benefícios em favor da melhoria das condições trabalhistas.

Saiba mais: Entenda como a reforma tributária pode dar novo fôlego a sindicatos

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.