Como a reforma tributária sobre o consumo afeta o nosso bolso

Como a reforma tributária sobre o consumo afeta o nosso bolso

A votação da regulamentação da Reforma Tributária está prevista para o final do ano no Senado. Esta reforma, discutida há anos, visa simplificar a cobrança de tributos sobre o consumo e reduzir desigualdades. Atualmente, o sistema brasileiro concentra a carga tributária no consumo, o que impacta igualmente cidadãos de diferentes rendas, ampliando a desigualdade.

A reforma propõe substituir cinco tributos por dois: a Contribuição sobre Bens e Serviços (federal) e o Imposto sobre Bens e Serviços (estadual e municipal). Haverá também um Imposto Seletivo para produtos nocivos, como tabaco. Isso simplificará o sistema, poderá atrair investimentos e reduzir a guerra fiscal entre estados.

Além disso, isenções e reduções de impostos para itens da cesta básica, medicamentos, e transporte público devem reduzir os preços. Um “cashback” reembolsará até 100% dos tributos pagos em serviços essenciais para famílias de baixa renda. A transição para o novo modelo vai até 2033. Saiba mais: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/11/como-a-reforma-tributaria-sobre-o-consumo-afeta-o-nosso-bolso.shtml

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.