A conformidade fiscal e o cumprimento das obrigações tributárias, legais e regulatórias impostas a uma empresa são fundamentais para sua reputação. Esse controle, que inclui apuração e pagamento dos tributos, entrega de declarações no prazo e cumprimento das normas estabelecidas em cada setor da economia, as tornam mais confiáveis e organizadas financeiramente.
Atualmente, a conformidade fiscal é especialmente importante em todo cenário global. Um estudo da Ernst & Young apontou que 84% dos entrevistados dizem enfrentar um risco moderado ou significativo de dupla tributação devido às reformas tributárias globais.
Mas o que mais as empresas tendem a ganhar ao investirem em tecnologias e processos para aumento da conformidade? Listamos a seguir alguns dos cinco principais benefícios às companhias:
Possibilidade de acessar novos mercados: a confiabilidade fiscal e tributária demonstra aos players do setor que a empresa é comprometida com suas responsabilidades, aumentando a confiança de investidores, clientes e fornecedores, o que traz um grande impacto a longo prazo.
Alinhamento com práticas ESG: empresas que seguem práticas fiscais transparentes demonstram estar comprometidas com a responsabilidade social. Isso pode ser um diferencial importante atualmente, quando investidores valorizam ainda mais as práticas empresariais sustentáveis e éticas. De acordo com estudo feito globalmente pela PWC em 2023, 75% dos entrevistados afirmam que a forma como uma empresa faz a gestão de riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade é um importante para decisões de investimento.
Eficiência operacional: conformidade fiscal também pode ser vista como responsável por impulsionar as empresas a estabelecerem processos mais organizados e transparentes, com novas tecnologias capazes de aprimorar o trabalho dos profissionais de Tax.
Preparação para auditorias: realizado em 2022, um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) a pedido do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem), mostrou que, em média, quase 90% das empresas brasileiras possuem algum problema fiscal. Empresas em conformidade reduzem o tempo de preparação para responder a auditorias. A resolução dos problemas existentes pode ser realizada aos poucos, com ajuda de tecnologia e estratégias que reduzem gastos futuros desnecessários, sejam com penalidades ou horas extras de profissionais.
Facilidade em obtenção de crédito: o histórico financeiro positivo e a menor chance de sofrer penalidades diminui o risco financeiro da empresa, favorecendo decisões positivas por parte das instituições financeiras. Isso aumenta a capacidade de investimento das empresas e, consequentemente, sua competitividade perante o mercado.
Mitigação de riscos legais: Uma pesquisa conduzida pela e-Auditoria com 52 mil empresas constatou que, desde 2018, as companhias pagaram R$ 5,5 bilhões a mais do que deveriam. O investimento em conformidade tributária permite diminuir gastos inesperados e direcionar recursos para outras frentes da empresa.
Podemos concluir que a conformidade fiscal é muito mais do que um gasto das empresas, mas um investimento necessário para fortalecer sua reputação. Não se trata apenas do cumprimento de regras, mas da construção de elementos que se tornarão a base para a construção de um negócio sólido e duradouro.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.