Comitê Gestor do IBS: eleição da presidência deve destravar repasse de R$ 250 milhões da União

Comitê Gestor do IBS: eleição da presidência deve destravar repasse de R$ 250 milhões da União

A Reforma Tributária traz uma revolução no volume de dados fiscais processados anualmente, com projeções de até 70 bilhões de documentos por ano até 2032, número cinco vezes superior ao atual. O novo modelo de tributação sobre o consumo, com a CBS e o IBS, exigirá um sistema capaz de lidar com até 25 mil transações por segundo, demandando uma estrutura de armazenamento 5,6 vezes maior que a usada atualmente pela Receita Federal. O Serpro será o responsável por sustentar essa nova infraestrutura digital, com planos de alcançar 62 petabytes em armazenamento apenas para objetos, frente aos 26 petabytes atuais.

A nova sistemática trará impactos diretos à rotina de empresas, contadores e escritórios fiscais, que precisarão atualizar sistemas, garantir a consistência de informações e se adaptar à chamada “apuração assistida” (mecanismo de monitoramento em tempo real que automatiza a apuração de tributos). A quantidade massiva de dados exigirá precisão e compliance rigoroso, elevando o papel estratégico dos contadores. A transição será gradual até 2032, exigindo investimentos em tecnologia, capacitação e revisão de processos internos por parte das organizações.

Saiba mais: Reforma Tributária: Estados marcam eleição do Conselho Superior do Comitê Gestor

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.