Finalmente, a tão aguardada folia está de volta. Após dois anos sem Carnaval, devido à crise sanitária da Covid-19, os brasileiros e o comércio comemoram a retomada dessa data tão marcante para o País, tanto em termos culturais quanto econômicos.
No âmbito tributário e para a economia do Brasil como um todo, os quatro dias festivos representam grande aumento na arrecadação dos Estados e Municípios e uma grande oportunidade de lucro para vários setores. Para se ter uma ideia, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) apurou que a expectativa é que este Carnaval supere os dois anos anteriores, movimentando mais de R$ 8 bilhões – número 27% maior que o mesmo período de 2022.
A instituição também estima que cerca de 85% dessa receita deve ser gerada por três segmentos: bares e restaurantes (com movimentação esperada de R$ 3,63 bilhões), transporte de passageiros (R$ 2,35 bilhões) e serviços de hotelaria e hospedagem (R$ 890 milhões). Os 15% restantes se dividem entre empresas de lazer e cultura (R$ 780 milhões) e outros segmentos, como aluguel de veículos e agências de viagem, por exemplo (R$ 530 milhões).
Diante dessas projeções otimistas para o Brasil inteiro nesse mês de fevereiro, as empresas devem estar preparadas para aproveitar positivamente a data, lucrando bastante e batendo as metas estabelecidas. Além desse ponto essencial para manter os negócios sempre em ascensão, outra questão tão importante quanto merece atenção: manter a conformidade.
É evidente que, nesse período, manter-se em conformidade se torna ainda mais desafiador, já que com o aumento das vendas, consequentemente as demandas do setor tributário das companhias também aumentam. É sabido que as grandes organizações já têm este controle muito bem estabelecido, mesmo nas épocas de maior demanda tributária. Porém, as pequenas e médias podem falhar na missão, justamente no momento de acertar as contas com o Leão.
Uma dica valiosa para evitar situações de não conformidade no Carnaval e nas demais datas de maior volume de vendas é ter total atenção na emissão dos documentos fiscais – o que significa que é necessário ter conhecimento e controle de cada item vendido, não importa o valor, para que a documentação fiscal esteja em ordem e confiável.
Caso a empresa faça contratações temporárias para dar conta das demandas do período, é recomendado que haja um treinamento prévio com todos os contratados, para que estes profissionais não apenas realizarem as tarefas corriqueiras com excelência, mas também tenham ciência da importância da emissão correta dos documentos fiscais e saibam fazê-las com total assertividade. Ou seja, contrate as pessoas com certa antecedência, para ter tempo hábil de treiná-las e orientá-las corretamente sobre todos os pontos cruciais para o negócio.
Em suma, o Carnaval promete trazer muitos benefícios para a economia do Brasil, para os Estados e Municípios e, logicamente, para o comércio e organizações que, de alguma forma, lucram mais com a data. Com preparo prévio, organização, planejamento e visão de futuro, será possível ter sucesso nas vendas agora em fevereiro, não esquecendo das obrigações fiscais e tributárias – que, uma vez não feitas, gerarão prejuízos para as organizações, mesmo tendo lucros altíssimos durante o feriado que está por vir. Então, esteja atento e aproveite a tão almejada volta da festa mais amada pelos brasileiros!
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