Câmara conclui regulamentação do IBS e avança na Reforma Tributária

A Câmara dos Deputados concluiu a votação do PLP 108/24, que regulamenta o Comitê Gestor do IBS, etapa fundamental para a operacionalização da Reforma Tributária por estados e municípios. O texto, que segue para sanção presidencial, manteve o modelo aprovado pelo Senado para a aplicação de alíquota zero de IBS e CBS sobre medicamentos definidos por categorias, considerado mais flexível pelo setor, e derrubou o teto de 2% do Imposto Seletivo sobre bebidas açucaradas, permitindo a definição de alíquotas escalonadas entre 2029 e 2033.

O projeto também estabelece a estrutura e as competências do Comitê Gestor do IBS, cria a Câmara Nacional de Integração do Contencioso Administrativo para harmonizar decisões envolvendo IBS e CBS e ajusta regras sobre fiscalização, notas fiscais, plataformas digitais, programas de fidelidade e o regime tributário das Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs). As mudanças buscam dar segurança jurídica ao novo sistema, equilibrar interesses federativos e viabilizar a implementação gradual do modelo previsto na Reforma Tributária.

Saiba mais: Reforma tributária: Câmara vota os destaques do PLP 108 e envia texto para sanção

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.