Brasil pode liderar ranking de maiores IVAs do mundo com alíquota de 28%

Brasil pode liderar ranking de maiores IVAs do mundo com alíquota de 28%

A primeira lei que regulamenta a reforma tributária introduz o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) sobre o consumo, estabelecendo uma alíquota-padrão estimada em 28%, o que coloca o Brasil como o país com o possível maior IVA do mundo. A estimativa se baseia no último ranking da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), de 2022. O novo sistema será dual, composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que representa o IVA federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será aplicado por estados e municípios.

Durante entrevista coletiva, o secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, destacou que a projeção atual indica uma alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) de 28%, mas ressaltou que esse valor ainda pode ser alterado. Em relação ao teto de 26,5% para a alíquota do IVA, estabelecido pelo Congresso no projeto, Appy esclareceu que essa questão será revisitada apenas em 2031, quando o governo deverá apresentar uma proposta para a redução de benefícios fiscais, com o objetivo de ajustar a alíquota ao limite aprovado pelo Legislativo.

 

Saiba mais: Reforma tributária: Brasil poderá ter maior IVA do mundo, com alíquota de 28%

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.