No atual contexto econômico do país e do mundo, o planejamento tributário nas empresas tem se mostrado indispensável para que estas possam organizar suas vidas financeiras, otimizar o pagamento de impostos e identificar eventuais riscos e oportunidades que podem influenciar diretamente em seus resultados.
Através de um planejamento tributário confiável e bem executado, é possível reduzir gastos, buscar alternativas viáveis às operações da empresa e aumentar o seu resultado no período, sem, no entanto, ferir as normas em vigência e se expor a riscos desnecessários.
Pensamento estratégico é o segredo
O planejamento tributário nas empresas tem como objetivo principal apresentar alternativas que possibilitem uma economia a partir da diminuição da carga tributária imposta às atividades por ela desempenhadas.
Este planejamento pode ser desenvolvido de diversas formas, mas a mais comum é através do desenho de cenários operacionais diferentes do cenário atualmente praticado pela empresa (comumente chamado de “as is”, do inglês, “como está”), visando a mudança de algumas formas de operação que possibilitem a eliminação da incidência de alguns impostos ou a sua incidência de forma reduzida, diferenciada ou em momento futuro.
O pensamento estratégico é o segredo para o desenvolvimento de um planejamento tributário sólido, que sempre deve partir de uma visão global do empreendimento, com definição de prioridades e objetivos, o estudo aprofundado sobre o cenário atualmente praticado e de todas as alternativas viáveis e seus impactos financeiros e tributários.
Parte essencial da atividade administrativa
A busca pela otimização da vida financeira da empresa é um pensamento inerente à atividade administrativa. Desta forma, é possível dizer que o planejamento tributário é algo que deve sempre permear a mente dos administradores e deve ser colocada em prática por profissionais qualificados sempre que uma tomada de decisões possa implicar no aumento ou diminuição da carga tributária devida pela pessoa jurídica.
O ponto importante aqui é contar com profissionais experientes e qualificados para a elaboração do planejamento ou da modelagem tributária, que sejam capazes de colocar em prática seus conhecimentos teóricos e de mercado, uma vez que estes profissionais estão constantemente atualizados sobre os entendimentos do fisco na esfera administrativa e judicial e têm o know how necessário para executar este planejamento da melhor forma possível.
Interpretação adequada das normas legais e contábeis
Um dos problemas que mais afetam a boa administração de uma empresa e levantam bandeiras vermelhas na eventualidade de uma fiscalização por parte das autoridades é a interpretação equivocada dos diversos dispositivos legais, fiscais e contábeis, existentes atualmente.
Muitas vezes, estes dispositivos não são muito claros quanto ao seu conteúdo, ou até mesmo passam por constantes mutações, o que dificulta a sua correta intepretação e aplicação por parte dos profissionais.
Uma parte importante do trabalho de planejamento tributário é realizar uma pesquisa aprofundada quanto aos entendimentos administrativos e judiciais majoritários, a fim de oferecer uma interpretação mais próxima da realidade dos órgãos fiscalizadores, evitando possíveis autuações e possibilitando argumentos suficientes para que a empresa possa defender seus interesses de forma correta e legítima.
Aliado ao planejamento tributário, é indispensável que a empresa adote soluções tecnológicasautomatizadas, elaboradas de forma específica e bem parametrizada, a fim de colocar em prática as determinações das novas configurações do negócio, otimizar seus processos e garantir um ambiente confiável para o processamento de informações sensíveis e confidenciais com segurança, além de possibilitar a organização de sua vida financeira de forma precisa, pautando de forma correta a tomada de decisões. Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!
[…] na legislação são constantes e as empresas devem agir para manter seus negócios saudáveis. Planejamento e governança tributária são medidas essenciais a serem tomadas pelos empresários e gestores […]