Congresso aprova PL da reforma tributária, mas efeitos da mudança ainda vão demorar alguns anos

Congresso aprova PL da reforma tributária, mas efeitos da mudança ainda vão demorar alguns anos

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira(17), um dos projetos de lei da reforma tributária brasileira, que busca simplificar a tributação sobre o consumo de bens e serviços. Entre as novas regras fiscais do projeto, está a unificação de cinco impostos (PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI) em um único, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Tal sistema, no entanto, começará a ser introduzido gradualmente a partir de 2027 e plenamente implementado em 2033, o que fará com que a promessa de desburocratizar a cobrança de tributos e estimular a economia tenham seus efeitos percebidos a médio prazo.

Entre as principais mudanças, destaca-se a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) como componentes do IVA, além do Imposto Seletivo – chamado de Imposto do Pecado – sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. A nova estrutura busca eliminar a incidência de impostos em cascata e acabar com a guerra fiscal entre estados, garantindo que produtos importados sejam tributados da mesma forma que os nacionais.

 

 

Saiba mais: Reforma tributária concluída no Congresso: quando as mudanças nos impostos começam a valer?

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.