Rio Grande do Sul elimina Substituição Tributária para Autopeças

Rio Grande do Sul elimina Substituição Tributária para Autopeças

A partir de 01 de novembro de 2024 o Estado do Rio Grande do Sul deixa de fazer parte dos Protocolos ICMS nº 41/2008 e 97/2010 que dispõem sobre a substituição tributária nas operações interestaduais com autopeças.

Com a exclusão do Rio Grande do Sul, permanecem no Protocolo ICMS nº 41/2008 as seguintes Unidades da Federação: AC, AL, AM, AP, BA, DF, MA, MG, MT, PA, PB, PI, PR, RJ, RR, RS e SP. Já no Protocolo ICMS 97/2010 permanecem AL, AP, BA, MA, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RR, RS, SE e TO.

Vale ressaltar que em 2020, através do Decreto nº 479/2020, o Estado de Santa Catarina também denunciou os dois Protocolos em referência, quando deixou de fazer parte da Substituição Tributária para Autopeças.

A sistemática da Substituição Tributária estabelece que um determinado contribuinte da cadeia produtiva faça o recolhimento do tributo ao Fisco pelos demais a partir de um valor presumido que é atribuído com base em uma série de análises de mercado.

Empresas que tenham operações no segmento de autopeças envolvendo o Rio Grande do Sul devem se atentar aos parâmetros de cálculo e recolhimento do ICMS, que passam a ser tributados apenas pelo ICMS normal.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.