Estratégias de migração das empresas do ERP SAP ECC para o S/4HANA

No complexo cenário de operações fiscais e tributárias do Brasil, a migração do ERP SAP ECC para o S/4HANA pode ser uma oportunidade para as empresas que desejam não apenas incluir novas tecnologias aos seus processos, mas também aumentar sua capacidade estratégica. 

A evolução dos sistemas ERP pode ser comparada à evolução dos carros ao longo das décadas. Os itens que antes eram considerados luxuosos da década de 2000, como ar-condicionado e airbags, hoje são artigos básicos em automóveis mais modernos. Apesar de muitas empresas utilizarem o SAP ECC, os recursos avançados como inteligência artificial e dados analíticos em tempo real, antes considerados “artigos de luxo”,  hoje já são oferecidos de maneira nativa pelo SAP S/4HANA e estão cada vez mais se tornando “itens básicos” dos processos empresariais.

Na liderança do mercado, a SAP se mantém investindo em machine learning, inteligência artificial generativa e manutenção preditiva. Além de melhorar a performance do sistema ERP, esses investimentos aumentam a competitividade dos clientes da ferramenta.

Atualmente, o SAP S/4HANA permite prever e corrigir erros fiscais em tempo real, melhorando significativamente a qualidade dos dados e reduzindo o tempo de fechamento contábil. Para as empresas que possuem o modelo RISE, a SAP possui oferta composta por licença e suporte técnico, o que facilita a migração com segurança. 

O processo de migração, que possui diversas etapas, tem início com a definição estratégias de migração, como brownfield (migração técnica), greenfield (reformulação completa) e híbrida. Saiba o como funcionam cada uma delas: 

Brownfield  –  Consiste na atualização direta do sistema existente para o SAP S/4HANA. Os dados, configurações e customizações do sistema anterior são migrados para o novo ambiente S/4HANA. Além de um menor tempo de implementação, esse modelo preserva os investimentos em customizações  já realizados.

Greenfield –   É a implementação completamente nova do SAP S/4HANA. O sistema anterior é descartado, e um novo ambiente S/4HANA é implementado. Isso garante oportunidades de revisar e otimizar processos empresariais, assim como adotar novas funcionalidades.

Migração híbrida  – Reúne elementos das duas técnicas anteriores, de acordo com as necessidades da empresa. Alguns módulos podem migrar parcialmente e outros podem ser implementadores do início.

Além da melhor abordagem, as parcerias estratégicas são fundamentais para realizar uma migração com segurança, possibilitando um crescimento sustentável e melhorias contínuas.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.