Com o tema da reforma tributária cada vez mais em voga, é válido as empresas não somente acompanharem o assunto de perto, mas também já estruturarem um planejamento tributário estratégico baseado nas novas regras que podem vir a se tornar realidade. Esse passo é fundamental para as companhias não sofrerem impactos negativos em um futuro breve e, de quebra, garantir a conformidade na entrega das obrigações ao Fisco.
Todas as organizações devem revisar seus mapas de conformidade e fazer auditorias internas para estarem cientes do nível de exposição ao risco perante o novo cenário que está por vir. Um planejamento tributário estratégico bem estruturado, pensado de acordo com o cenário previsto, ajuda as organizações a garantir o enquadramento tributário ideal e a evitar a irregularidade e o pagamento majorado de impostos.
Além disso, aumenta a eficiência nos processos financeiros, contábeis e tributários e traz oportunidades de diferir impostos ou adiar o pagamento de taxas – uma estratégia que pode ser útil em momentos de baixo valor de capital de giro, ajuda a manter um bom fluxo de caixa e possibilita o controle sobre o melhor momento para quitá-las – e de elisão fiscal – o que aumenta os lucros que viabilizam o crescimento dos negócios.
Vale lembrar que a elisão fiscal não é sonegação de impostos – a ação é feita a partir do que é fornecido diretamente pela lei, como os incentivos fiscais, ou a partir de ações menos explícitas na lei, como a alteração do regime tributário, por exemplo.
Com um planejamento tributário adaptado para a reforma tributária, sua empresa consegue se adaptar com eficiência a qualquer alteração fiscal e tributária que possa ocorrer, e garantir o equilíbrio da carga fiscal e a otimização dos resultados do patrimônio líquido, sem perder a competitividade e os lucros.
Um fator determinante para o êxito do planejamento tributário é contar com um parceiro de inteligência tributária que acompanhe as novidades do setor, tenha expertise local e agilidade necessária para lidar com a complexa legislação brasileira, mantendo todos os elos da conformidade contemplados nas entregas e liberando o time do trabalho operacional para se dedicarem à consultoria focada no aprimoramento da gestão e melhoria da área, além de se aprofundarem na proposta da reforma, para conhecê-la a fundo antes mesmo que vire realidade.
Uma estratégia inadiável – principalmente em momentos de mudanças e instabilidades – que pode evitar prejuízos, situações de não conformidade, penalidades e uma série de outras consequências negativas tanto para os negócios como para a imagem da companhia.
Conte com a Synchro nesse processo e esteja preparado para as novidades!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.