Como resolver problemas fiscais para ter sucesso na Black Friday

Com a Black Friday se aproximando, as expectativas das empresas baterem as metas de vendas não poderiam ser melhores. A afirmação se torna ainda mais verdadeira se levarmos em consideração a recente pesquisa realizada pela Offerwise, a qual constatou que os brasileiros estão com mais vontade de fazer compras na Black Friday deste ano.

O estudo, feito com 1.800 pessoas das classes A, B e C, apontou que dois terços pretendem comprar algo durante a temporada de promoções. Das 20 categorias de produtos analisadas, 16 tiveram um aumento na intenção de compras, com destaque para o setor de beleza e perfumaria, que teve um acréscimo de 18% em relação à Black Friday do ano passado. Os eletrodomésticos e eletroportáteis também ganharam mais atenção dos consumidores, com aumentos de 10% e 9%, respectivamente.

Tendo em vista esses dados promissores, certamente as vendas em novembro serão um sucesso e as companhias precisam, obviamente, se preparar para atender bem às demandas que estão por vir. Tão importante quanto vender, também é crucial redobrar os cuidados com a conformidade fiscal e tributária nesse período.

Isso porque à medida que as vendas aumentarão consideravelmente em novembro, o volume de transações a serem declaradas ao Fisco também irá aumentar. Esse cenário pede atenção com as obrigatoriedades fiscais e tributárias para evitar inconformidades e penalidades aos negócios, principalmente em meio às recentes mudanças na EFD-Reinf.

Outra etapa fundamental é o planejamento dos descontos a serem concedidos. Esse exercício é importante porque essas bonificações podem diminuir a margem de lucro das organizações – se não forem pensadas estrategicamente. Então, vale calcular minuciosamente se a empresa comportará o oferecimento dos benefícios durante a Black Friday, sempre levando em conta a carga tributária dos produtos e serviços, para não ter o prejuízo da chamada Tax Friday.

A correta emissão das notas fiscais também é um problema fiscal bem comum durante a Black Friday. Com a alta demanda do período, algumas companhias têm dificuldade para processar as informações e emitir os documentos necessários. E com o time fiscal mais sobrecarregado, o processamento das guias tributárias também pode ser comprometido, se não houver total atenção. Essas falhas processuais podem gerar multas e juros – o que reduz os ganhos obtidos com as vendas na Black Friday. Ou seja, é crucial ter máxima atenção ao emitir esses documentos.

Para se certificar de que todas as entregas estão sendo feitas com eficiência, é imprescindível contar com um parceiro de inteligência tributária, que tenha a agilidade necessária para lidar com a complexa legislação, mantendo todos os elos da conformidade contemplados nas entregas, e que relacione automaticamente as obrigações municipais, estaduais e federais, para que sua organização tenha apenas lucros não só em novembro, mas sim em todos os meses e datas importantes do ano.

Se planeje, prepare uma boa estratégia de marketing para alavancar as vendas e conte com a Synchro para te ajudar no processo fiscal e tributário!

 

 

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