Novembro será um mês inesquecível em 2022. A Black Friday está, mais do que nunca simbolizando um horizonte de aquecimento da nossa economia e, junto da Copa do Mundo 2022, promete movimentar bastante as vendas no varejo. Se ambos os eventos, mesmo separados, já são superimportantes para a sociedade e país, imagina acontecendo simultaneamente?
Por conta dessa junção de acontecimentos relevantes, as expectativas das empresas baterem as metas de vendas não poderiam ser melhores. Para se ter uma ideia, uma recente pesquisa realizada pela Nielsen e a Toluna com 2 mil brasileiros mostra que 50% dos entrevistados pretendem fazer compras na Black Friday para acompanhar a Copa do Mundo.
Um outro levantamento, desta vez da Globo, mapeou as tendências de consumo para a Black Friday, e destacou que 56% afirmaram que vão comprar algum produto por conta da Copa, dos quais 72% também têm a intenção de comprar na Black Friday. Em 2021, o e-commerce foi o meio mais escolhido pelos consumidores para aproveitarem os descontos do período. Já para este ano, 71% dos entrevistados declararam que experiências omnichannel podem oferecer boas jornadas de compra.
Tendo em vista estas tendências, as companhias precisam se preparar para atender bem às demandas que estão por vir nos próximos meses e, tão importante quanto, devem redobrar os cuidados com a conformidade tributária. À medida que as vendas, seja no ambiente digital ou em qualquer outro canal, aumentarão consideravelmente em novembro, o volume de transações a serem declaradas ao Fisco também irá aumentar. Por isso, é necessário cautela e atenção com as obrigatoriedades fiscais e tributárias para evitar inconformidades e penalidades aos negócios.
É inegável que os descontos ocasionados pela Black Friday são excelentes vantagens financeiras aos consumidores. Porém, olhando pela ótica das empresas, essas bonificações podem diminuir a margem de lucro, caso não haja o devido planejamento. Para isso não acontecer, é preciso calcular minuciosamente se a operação comportará o oferecimento de tantos benefícios durante o intensivo período de Black Friday e Copa do Mundo – levando em conta a carga tributária dos produtos e serviços, para as organizações não terem o prejuízo da chamada Tax Friday – em que o êxito nas vendas não corresponderá a mais dinheiro no caixa – e possam aproveitar ao máximo esse momento tão esperado pelo comércio, que pode gerar retornos significativos, uma vez bem planejado.
Para se certificar de que todas as entregas estão sendo feitas com eficiência, é crucial contar com um parceiro de inteligência tributária, que tenha a agilidade necessária para lidar com nossa complexa legislação, mantendo todos os elos da conformidade contemplados nas entregas, e uma parametrização que relacione automaticamente as obrigações municipais, estaduais e federais, para que sua companhia tenha apenas lucros em novembro, e em todos os meses e datas importantes do ano.
A Synchro é uma das mais conceituadas provedoras de soluções de conformidade fiscal e há mais de três décadas desenvolve soluções que entregam conformidade com eficiência a todos os processos da cadeia de valor fiscal. Desenvolvemos produtos com integração nativa com os fabricantes de ERP global, mitigando assim a instabilidade e consequente perda operacional das companhias. Somos pioneiros em gestão tributária na nuvem, respondendo por 30% dos contratos.
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