São Paulo passa a apoiar mudança do ICMS dando um importante passo rumo ao fim da guerra fiscal

Se antes São Paulo não aceitava perder arrecadação com a migração de cobrança do ICMS, agora o cenário mudou: o Estado passou a defender uma reforma simplificada e rápida das regras do ICMS. O governo paulista diz que aceita perder arrecadação no curtíssimo prazo para permitir a migração total da cobrança do tributo, que deixaria de ser feita na origem, o lugar onde os produtos são fabricados, para acontecer no destino, onde são efetivamente consumidos.

Se o movimento ganhar força, representará uma guinada em relação ao apoio dos Estados à PEC 110, de reforma mais ampla em tramitação no Senado e que já tinha recebido apoio dos governadores. O secretário de Fazenda de São Paulo, Felipe Salto, diz que uma solução mais simples é pragmática e necessária para o momento de acirramento da guerra fiscal. Para ele, essa é a reforma possível e não dá mais para ficar parado esperando pela reforma ideal. O Estado poderá perder receitas no curtíssimo prazo, mas para o secretário, o efeito positivo da mudança no aumento do PIB acabará mais do que compensando logo em seguida a redução de arrecadação. “Essa seria a contribuição de São Paulo para o pacto federativo. Uma reforma que, efetivamente, possa gerar crescimento econômico”, disse.

Leia mais informações a respeito, abaixo:

Fonte: São Paulo passa a apoiar mudança do ICMS em vez de reforma ampla | Estadão

Conheça as Soluções Fiscais da Synchro (clique aqui)

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.