STF impede caso de cobrança do Difal e discute data limite para recolhimento do imposto

STF impede caso de cobrança do Difal e discute data limite para recolhimento do imposto

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, não aceitou a solicitação para reverter liminar que liberou um do Maranhão contribuinte a pagar o diferencial de alíquotas de ICMS (Difal) em 2021. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) argumentou que a cobrança do Difal estava impedida a partir de 2022. O julgamento, no STF, ocorreu em fevereiro do ano passado.

Como a publicação foi feita apenas este ano, os contribuintes defendem que os Estados só poderiam cobrar o Difal a partir de 2023. A decisão de Fux, no entanto, é relacionada a uma exceção, aberta pelos ministros, quando estabeleceram o fim da cobrança – sem lei complementar. Sendo assim, contribuintes que entraram com processo para debater o Difal até o julgamento, em fevereiro, poderiam deixar de recolher o imposto imediatamente.

Acompanhe mais informações a respeito, abaixo:

Fonte: STF: Fux impede cobrança do Difal-ICMS de 2021 de contribuinte | Legislação |  Valor Econômico

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.