Criptomoedas e tributação

Criptomoedas X regulamentações e tributações

 

As criptomoedas (ou moedas virtuais) conquistaram o mundo. No Brasil, o cenário não é diferente e o assunto está, cada dia mais, em evidência. Por aqui, a repercussão é tanto em relação à economia como às questões jurídico-tributárias que, inclusive, estiveram em pauta nesta semana, uma vez que tal crescimento e também a possibilidade de tomada de risco estão chamando a atenção das autoridades e dos reguladores. 

 

O bitcoin, por exemplo, superou a marca de US$ 50 mil em 23 de agosto, enquanto o valor total desse mercado supera US$ 900 bilhões, muito mais do que a maioria das companhias globais. 

 

Por conta do crescimento extremamente significativo e acelerado desse mercado, a regulamentação torna-se tão necessária, com o objetivo de garantir a segurança aos investidores, ao sistema financeiro e ao funcionamento do mercado de capitais. E, pelo fato de o assunto ter sido deixado de lado, agora os reguladores e os legisladores estão correndo atrás do prejuízo. 

 

Para isso, precisamos, antes de tudo, entender algumas questões: 

  1. Tratam-se de “moedas de fato” ou meios de pagamento? 
  2. Qualificam-se como moeda corrente, valor mobiliário ou commodity

 

Criptomoedas no mundo

Lembrando que as criptomoedas são totalmente digitais e não emitidas por qualquer governo ou bloco econômico (como Real, Dólar, Euro etc). Essa é a visão em relação a elas de maneira global. Mas como o Brasil trata as moedas digitais internamente? 

 

Criptomoedas no Brasil

  • O Banco Central (BACEN) já declarou que as criptomoedas não se encontram sob sua regulamentação e, por isso, não são moedas e nem podem ser consideradas meio de pagamento. Obs.: vale pontuar que o BACEN não regula ou supervisiona operações com moedas virtuais!
  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entende as criptomoedas como investimento indireto, mediante aquisição de cotas de fundos e derivativos, entre outros ativos negociados em terceiras jurisdições, desde que admitidos e regulamentados nos mercados em questão.
  • A Secretaria da Receita Federal do Brasil apenas editou a instrução normativa IN RFB 1.888/19, que basicamente institui às intermediadoras (exchanges) o dever de prestar informações relativas às operações realizadas com cripto ativos ao Fisco Federal.
  • A Receita Federal também não entende as criptomoedas como ativos mobiliários ou moeda de curso legal. Porém, equipara-as a ativos financeiros sujeitos a ganho de capital, que devem ser declaradas pelo valor de aquisição. Isso significa que pessoas físicas devem levar isso em conta para fins de tributação. 

 

De maneira geral, atualmente o BACEN, a CVM e a Receita Federal têm praticamente o mesmo entendimento sobre as criptomoedas e suas respectivas obrigações tributárias. Mas tudo pode mudar nos próximos dias, uma vez que o assunto está totalmente em pauta e já pudemos verificar vários grupos se mexendo em relação ao tema. Vale acompanharmos as cenas dos próximos capítulos!

 

Regulamentos

Não existe nenhum ato normativo específico a respeito da tributação ou da regulamentação comercial adequada para as criptomoedas. Apenas uma espécie de regulamento, em um trecho do manual de perguntas e respostas do Programa do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRFP 2021). Nele, encontra-se a informação de que todos os saldos em criptomoedas incluídos no ano-calendário devem ser declarados na ficha “Bens e Direitos”, com valor correspondente ao preço de custo (compra) da moeda virtual em questão. 

 

Projetos de lei

Existem projetos de lei tramitando no Congresso Nacional. São eles: PL 2.060/19 e PL 2.303/15, mais recentes e cujas audiências públicas encontram-se suspensas; PL 3.825/19, 3.949/19 e PL 4.207/20, que estão em curso no Senado Federal.

 

Ainda não sabemos exatamente qual será o caminho das criptomoedas no Brasil e no mundo, e muito menos quando teremos suas devidas regulamentações e tributações definidas. Porém, uma coisa é certa: as moedas digitais vieram para ficar! 

 

Sendo assim, podemos adquiri-las e negociá-las, desde que declarando os ganhos mensais com esse investimento. Além disso, fica o alerta: devemos monitorar os próximos passos e orientações referentes às regulamentações e às tributações que podem ser estabelecidas nos próximos meses.

 

Acompanhe novas informações a respeito desse assunto na mídia e também por aqui, no Blog da Synchro e na  SynchroNews!

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.