A declaração do imposto de renda e todos os trâmites que envolvem a Receita Federal geralmente demandam alto nível de atenção e detalhamento de informações por parte dos declarantes. Ao realizar a declaração do IR, as empresas devem cumprir uma série de exigências feitas pela fiscalização para que as informações sejam aferidas da maneira mais clara e a tributação seja compatível com os rendimentos. Para a declaração de 2016, a Receita inseriu mais uma exigência, que são as informações sobre estoque mensal.
Com a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade em 2007 e a formulação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a Receita Federal passou a ser mais precisa na colheita das informações tributárias sobre as empresas. Ano após ano o Leão passa por atualizações e mudanças e no biênio 2015 e 2016 duas novas mudanças importantes ocorreram. A primeira a acontecer é a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), que tem data de entrega marcada para setembro deste ano. A segunda é a adoção do controle mensal das empresas, algo que já é feito há anos, mas que ganha novo modus operandi em 2016.
Confira mais detalhes sobre esta nova demanda de informações e o que sua empresa deve fazer para ficar totalmente por dentro do Fisco e todas as suas demandas.
Por dentro do estoque
As informações sobre estoque não é uma nova exigência feita pelo Fisco, sendo que, desde a criação do ICMS e IPI, esta informação é requisitada pelo Governo. Com a utilização do SPED, mais atenção é requisitada por parte dos declarantes, que devem fornecer mais detalhes do que antes. Antigamente o registro de estocagem ficava por conta do livro de registro fiscal de cada empresa, o que fazia com que a Receita tivesse que encaminhar um fiscal para a conferência dos dados. A nova norma demanda que a indústria ou atacado forneça (por meio digital) o controle de estoque. O bloco K do SPED se tornou motivo de discussão, principalmente porque o controle de estoque não era algo declarado com primazia por uma boa parte das empresas. Como o SPED cruza todas as informações, os declarantes não podem mais omitir estas informações.
Outro detalhe importante sobre esta nova forma de fiscalização reside sobre a periodicidade deste controle. Todos devem informar a movimentação de estoque mês a mês e não mais anualmente, como era feito. A ideia por trás dessa nova fiscalização é ter acesso ao processo produtivo e olhos sobre a movimentação completa de cada item do estoque, o que permite o cruzamento dessas informações com os detalhes sobre saldos apurados através da análise do inventário. A prática pretende extinguir a nota fiscal espelhada ou subfaturada, além da manipulação do inventário físico no que diz respeito ao estoque e possibilidade de produção. Até mesmo a penalidade sobre o envio de informações sobre estocagem de material foi alterada de uma pena genérica (6 UFESPs) para uma punição mais específica.
Isenção de impostos na sua empresa. Veja como isso é possível aqui!
ECF: não deixe para depois
Escritura Contábil Fiscal teve seu prazo de entrega dilatado de julho para setembro deste ano, mas é preciso seorganizar para não ter problemas de última hora. Ela tem sua apuração feita a partir do SPED fiscal e exigirá das empresas precisão e detalhamento em suas declarações. Dentre as exigências estão o LALUR ( Livro de Apuração do Lucro Real) e o LACS ( Livro de apuração da Contribuição Social), que farão parte do bloco M de um universo de 14 blocos. Para não se atrapalhar com a ECF e não pecar pela falta de informações, é preciso organizar o recolhimento de dados e análise das informações, algo que requer em muitos casos mão de obra dedicada. Além disso, é preciso estar atento à Escrituração Contábil Digital (ECD) , que serve de base para a construção da ECF.
Estas são algumas dicas para não ficar por fora das inovações e regras do Fisco. A cada ano que passa, a declaração exige mais e mais detalhes e por isso é preciso se atualizar para não ter problemas com o Leão. Um bom detalhamento é necessário e por isso é sempre bom ponderar o uso de soluções fiscais como as da Synchro, que facilitam muito este tipo de processo dentro das organizações.
Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.