Governança ajuda a vencer a batalha contra a burocracia

O Brasil é o país mais burocrático do mundo? Pelo menos no que se refere à burocracia tributária, a resposta é sim. O último relatório do Banco Mundial sobre o tema, divulgado em 2017, calcula que as empresa brasileiras gastam anualmente quase 2 mil horas em média para ficar quites com o Fisco. Novas regras e atualizações surgem no país à velocidade de 30 por dia, quase quatro por hora útil.

Para enfrentar essa guerra diária, os profissionais da área precisam monitorar a legislação, manter uma boa agenda de pagamento de tributos e torcer para não perder nenhum prazo. Em resumo, é preciso controle – ou, para usar a palavra de vez, governança.

A Governança de Obrigações Acessórias é uma arma poderosa contra a burocracia. Um dos módulos da Solução de Governança da SYNCHRO, o produto foi desenvolvido por especialistas em tributação e tecnologia para a ajudar as empresas a gerenciar com segurança a entrega dessas obrigações. O processamento na nuvem proporciona segurança e rapidez na operação, automatizando o processo e garantindo absoluta conformidade às normas legais.

Controle e transparência
O que faz diferença é a inteligência por trás do sistema. Com o monitoramento das normas, um calendário é gerado automaticamente. O usuário recebe um alerta sempre que ocorrer qualquer alteração na lei sobre o prazo de entrega de cada obrigação.

Se o controle é fundamental, a transparência é um atributo que ganha cada vez mais importância nas empresas modernas. A Governança de Obrigações Acessórias facilita a descentralização de atividades, permitindo que os gestores seniores e outras áreas interessadas possam acompanhar o processo de compliance tributário. No sistema tradicional, o analista fica sobrecarregado porque tudo se concentra nele. O sistema vem ajudar esse profissional, que ganha segurança para delegar tarefas para sua equipe.

A tecnologia de gerenciamento na nuvem permite que todas as informações sobre determinado compromisso sejam guardadas e fiquem acessíveis o tempo todo. Por isso, são armazenados não apenas os recibos de entrega ao Fisco, mas todos os demais arquivos eletrônicos gerados no processo. Esse repositório de dados é decisivo no caso de consulta decorrente de fiscalização ou mesmo de auditoria interna ou externa.

Automação de Entregas
O processo de cumprimento das obrigações acessórias se completa com outra solução desenvolvida pela SYNCHRO, a Automação de Entregas, que racionaliza a importação, validação, assinatura digital, entrega e armazenamento de duas das principais obrigações acessórias. Mas esse é assunto para um próximo artigo. Até lá!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.