O crescimento dos negócios tem levado muitas empresas a se preocuparem com o direcionamento dos esforços para o aumento da produtividade. Contudo, essa não é uma tarefa fácil, pois existem uma série de processos secundários e burocráticos que não estão diretamente atrelados ao objetivo final do empreendimento.
A implantação do BPO (Business Process Outsourcing) ou, em português, Terceirização de Processos do Negócio, tem sido a solução para muitas empresas que desejam remodelar seu modelo de gestão. Muito além de uma simples terceirização, a contratação de serviços de BPO é bem mais específica e exige uma análise profunda dos processos da organização.
Vale destacar que, tradicionalmente, o modelo BPO já é bastante difundido entre as empresas de manufatura. Um bom exemplo é a Coca-Cola, que terceiriza toda sua cadeia de suprimentos e foca todos os esforços em marketing. Contudo, empresas dos mais variados segmentos e portes também estão adotando o BPO, cujo destaque é a capacidade de inovação e vantagem competitiva por meio da adoção de tecnologias que melhoram o desempenho e a qualidade. Neste post você vai conhecer os dois tipos de serviços de BPO, horizontal e vertical, além de saber sobre suas características, diferenças e funcionamento. Confira!
BPO horizontal
O modelo BPO horizontal envolve a função de terceirização centrada, ou seja, quem prestar o serviço para a empresa será especialista na realização de funções específicas, porém, em diferentes linhas de negócio. É o caso da terceirização do processamento da folha de pagamento, RH, gestão de instalação e atividades assemelhadas e uma série de outras funções horizontais que podem ser aplicáveis a todos os processos verticais.
De uma forma simples, um centro de processamento de dados trata apenas da utilização do modelo BPO horizontal. É o caso de um call center, que lida somente com operações relacionadas a esse serviço. Todo o processo de “venda” da terceirização estaria focado na centralização, qualidade e arbitragem trabalhista, sem a integração com outras funções e processos mais complexos. Até agora, a maioria das empresas terceirizadas trabalhou por funções específicas. Contudo, a abordagem tem mudado nos últimos anos com a adoção do modelo BPO vertical.
BPO vertical
BPO vertical é o modelo ideal para ajudar companhias na criação de serviços e produtos e a entrar em novos negócios de atuação. As empresas de terceirização podem ganhar muito se investirem nesse nicho empresarial pouco explorado. O conceito de BPO vertical é uma inovação e não uma resposta a uma demanda existente. Vale destacar que, frequentemente, empresas de todo o mundo enfrentam inúmeros desafios econômicos, os quais podem ser o futuro dos serviços de terceirização.
Diferentemente do BPO horizontal, que é focado nas operações de frente e back-office, o BPO vertical vem desempenhando um importante papel frente as funções mais específicas e complexas e que exigem um maior treinamento.
Vamos a um caso prático: nas instituições financeiras, os regulamentos têm se tornado a grande dor de cabeça de muitos banqueiros. Inúmeras normas são expedidas pelo governo, exigindo que bancos passem a coletar mais dados de clientes e operações, maior número de relatórios e que eliminem tarifas. Em muitos casos, essas obrigações provocam uma verdadeira revolução nos negócios.
Com o BPO vertical, muitas operações podem ser facilitadas, ajudando as instituições financeiras a lidarem melhor com as novas conformidades impostas. Sistemas integrados específicos extraem os dados necessários das regulamentações e criam relatórios de compliance apropriados para cada caso exigido, reduzindo custos de operação com economia de tempo.
Entrar no mercado especializado de BPO vertical requer compromisso, treinamento e investimento. Também exige sistemas especializados de TI, plataformas que auxiliem no desempenho da elaboração dos processos e pessoal capacitado no assunto com profunda expertise nas empresas para as quais o serviço está sendo prestado.
Se sua empresa está precisando de auxílio para remodelar o processo de gestão, nós temos os melhores profissionais e as ferramentas ideais para seu negócio, como a solução ECF Web Synchro, que automatiza as funções para otimizar todo o processo.
E você, já aderiu aos serviços de BPO na sua empresa? Deixe suas dúvidas e sugestões no espaço de comentários!
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