Implementação do split payment terá início com Pix e transferências

A regulamentação do IBS trouxe detalhes cruciais sobre o split payment, o mecanismo que separa automaticamente o valor do imposto no exato momento da liquidação da venda. A implementação será gradual: a primeira fase focará exclusivamente em operações via Pix, boletos e transferências bancárias (TED/TEF), deixando cartões de crédito, débito e vouchers para uma etapa posterior. Inicialmente, o modelo não será obrigatório para todos os perfis de empresas, funcionando como uma fase de transição para testar a infraestrutura digital que enviará a parcela do tributo diretamente ao Fisco, sem que ela transite pelo caixa da companhia.

Para as lideranças, o impacto imediato está na gestão do fluxo de caixa e na conciliação financeira, já que a empresa passará a receber o valor líquido da venda de forma automatizada. Essa mudança exige uma integração robusta entre os sistemas de vendas (ERPs) e os canais de pagamento, garantindo que os dados da nota fiscal estejam perfeitamente alinhados com a transação bancária. Como o regulamento ainda é uma minuta em fase de consolidação e apresenta divergências técnicas entre órgãos governamentais, o monitoramento das normas complementares definirão os prazos e as responsabilidades de cada agente envolvido.

Saiba mais: IBS: minuta do regulamento detalha início do split payment sem cartões

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.