A Reforma Tributária começou, mas 40% das empresas ainda não se prepararam

A Reforma Tributária do consumo começa a vigorar em 2026, mas ainda está fora da agenda prática de uma parcela relevante do mercado. Um levantamento do Panorama do Contas a Pagar 2026 mostra que 40% das empresas ainda não iniciaram o mapeamento dos impactos do novo modelo tributário e apenas 38% começaram efetivamente a revisar processos fiscais, financeiros e tecnológicos. Com a transição prevista até 2033 e a convivência entre os dois regimes já no curto prazo, a falta de preparo amplia riscos operacionais e de conformidade.

O estudo também revela desigualdade no nível de maturidade fiscal entre empresas. Enquanto grandes organizações avançam em simulações, revisões de sistemas e acompanhamento técnico da Reforma, 60% das PMEs ainda não adotaram nenhuma ação de preparação. Temas como automação do backoffice, revisão de ERPs, split payment e gestão de créditos tributários concentram as maiores dúvidas, especialmente pelos impactos no fluxo de caixa e no compliance. O cenário reforça que antecipar ajustes estruturais será decisivo para reduzir riscos e custos ao longo da transição.

Saiba mais: Reforma Tributária: 40% das empresas ainda não começaram a se adaptar

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.