Proposta de consolidar notas por município ameaça pilares da reforma e amplia obrigações, alerta auditor da Receita

O auditor fiscal Marcos Hübner Flores alertou, no Diálogos Tributários do JOTA, que a consolidação de notas fiscais por município — incluída no PLP 108/24 — pode comprometer pilares centrais da Reforma Tributária, como split payment, cashback e a cidadania fiscal, além de aumentar obrigações acessórias. Para ele, o dispositivo é “alienígena” à lógica da reforma e deve ser reavaliado pela Câmara. O texto ainda impõe à Receita a necessidade de buscar informações adicionais das empresas para viabilizar o cashback e outros mecanismos previstos em lei.

Flores detalhou também o cronograma da implementação: a expectativa é que todos os fatos geradores estejam declarados eletronicamente no primeiro semestre de 2026, com CBS e IBS já destacáveis a partir de janeiro para quem utiliza nota eletrônica. Setores sem emissão de nota — como locação de imóveis — não entram na primeira fase. Ele também destacou avanços na criação da DERE para setores financeiros e apontou que 2026 será dedicado ao desenvolvimento do split payment, cuja adoção começará de forma opcional em 2027. A regulamentação infralegal da LC 214 deve sair “em breve”.

 

Saiba mais: Consolidar notas fiscais por município aumentaria obrigações acessórias, diz Marcos Flores

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.