Ministro da Fazenda diz que Reforma Tributária reduzirá preço da carne para ricos e justifica alta de tributos

Ministro da Fazenda diz que reforma tributária reduzirá preço da carne para ricos e justifica alta de tributos

Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a Reforma Tributária pode gerar uma situação em que pessoas com maior poder aquisitivo pagarão menos pela carne — uma declaração que gerou controvérsia — e defendeu ao mesmo tempo a elevação de impostos para equilibrar as contas públicas. Ele ressaltou que a MP 1.303/2025, que trata da tributação de operações financeiras e ativos virtuais, é essencial para evitar cortes em áreas críticas, possivelmente afetando desde o orçamento da agricultura até o pagamento de emendas parlamentares.

Pressionado sobre o impacto nos preços dos alimentos, Haddad destacou que o governo tem atuado para conter a alta: citou o exemplo do arroz, que chegou a quase R$ 40 e agora está em torno de R$ 15 no mercado, como uma “vitória” em sua avaliação. Quanto às demandas de produtores e parlamentares de estados afetados por eventos climáticos ou crises, ele afirmou que o governo está aberto a rever medidas para mitigar danos, especialmente para agricultores menores que enfrentam dificuldades de crédito.

Saiba mais: Haddad diz que, com reforma, ricos vão pagar mais barato pela carne e defende elevar impostos

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.