STF estuda núcleo virtual para agilizar disputas da reforma tributária

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, anunciou que estuda a criação de um núcleo virtual envolvendo juízes federais e estaduais para tratar de conflitos judiciais relacionados à reforma tributária. A iniciativa, que faz parte do programa “Justiça 4.0” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem o objetivo de agilizar decisões durante o período de transição da implementação da CBS e do IBS, entre 2026 e 2033. A proposta ainda dependerá de aprovação do Congresso Nacional caso seja adiante pelo CNJ. Barroso destacou que a medida visa evitar conflitos entre a Justiça estadual e federal, garantindo decisões mais coordenadas e eficientes.

Além da criação do núcleo virtual, Barroso defendeu que o Brasil precisará revisar a reforma tributária para tornar o sistema mais justo, reduzindo a carga sobre os mais pobres e aumentando sobre os mais ricos. O programa Justiça 4.0, que embasa a iniciativa, busca modernizar o Judiciário por meio de tecnologias digitais e inteligência artificial, proporcionando serviços mais rápidos e acessíveis, além de otimizar o trabalho de magistrados, servidores e advogados. Segundo o presidente do STF, a transformação digital é essencial para lidar com a complexidade da reforma e garantir eficiência no tratamento das disputas tributárias.

Saiba mais: STF avalia criação de núcleo virtual para tratar conflitos judiciais ligados à reforma tributária

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.