Regulamento das exceções da Reforma Tributária deve ser publicado até setembro

Estados e municípios concluíram, no início de agosto, a minuta do regulamento que define os regimes diferenciados, específicos e favorecidos previstos na Reforma Tributária, e entregaram o documento à Receita Federal. O texto, que trata de exceções à regra geral e representa cerca da metade da lei complementar 214/2025, abrange setores como instituições financeiras, mercado imobiliário, Zona Franca de Manaus e parte expressiva do agronegócio. A expectativa é que, após discussões entre os três níveis de governo, o ato conjunto com as regras seja publicado até o fim de setembro.

Segundo Antônio Alcoforado, auditor da Sefaz/PE e coordenador do grupo responsável, a regulamentação depende de consenso entre União, estados e municípios para entrar em vigor. Ele ressaltou que, embora em 2026 não haja cobrança dos novos tributos, considera inconstitucional a dispensa do pagamento do IBS, já que a União não poderia conceder isenção sobre tributos estaduais e municipais. O tema foi debatido durante o 1º Colóquio da Reforma Tributária do Consumo, promovido pela Associação Paulista de Estudos Tributários (APET).

Saiba mais: Estados e municípios finalizam regulamento das exceções da reforma tributária

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.