Moraes autoriza cobrança retroativa do IOF

Moraes autoriza cobrança retroativa do IOF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a volta de parte do decreto que aumenta a alíquota do IOF (Imposto de Operações Financeiras), com efeitos retroativos desde sua publicação em 11 de junho. A decisão gerou preocupações entre especialistas, como Carlos Henrique, diretor de compliance da Frente Corretora, que apontou que essa medida traz insegurança jurídica para as empresas, dificultando seus planejamentos financeiros e tributários, e antecipou um aumento na judicialização relacionada à cobrança do imposto.

As mudanças aprovadas incluem a incidência do IOF sobre diversas operações, como seguros de vida e crédito internacional, além de ajustes em alíquotas. O Ministério da Fazenda declarou que está estudando a decisão e cumprirá a determinação do STF. Apesar das novas cobranças, Carlos Henrique acredita que as instituições financeiras deverão absorver esses custos inicialmente, buscando posteriormente compensações através de judicializações, o que poderá impactar significativamente o mercado financeiro e as operações cambiais, especialmente envolvendo criptomoedas.

Saiba mais: Entenda os impactos da cobrança retroativa do IOF autorizada por Moraes

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.