A gestão fiscal e tributária de uma empresa representa uma parte fundamental do desenvolvimento e crescimento dela. Mas, algumas vezes, a gestão fiscal e tributária pode apresentar erros que prejudicam o seu crescimento e podem até mesmo criar problemas graves se continuarem a ocorrer.
Por isso é muito importante uma boa gestão dos recursos financeiros e humanos da empresa e contar com soluções informatizadas, como a oferecida pela Synchro para minimizar possíveis erros de gestão que possam ocorrer. Veja agora os principais erros que você não pode cometer na gestão fiscal e tributária da sua empresa:
Falta de planejamento a longo prazo
Em uma empresa nem tudo sai como planejado. O principal equívoco de gestão fiscal e tributária é achar que a contabilidade é uma obrigação fiscal. A falta de controle na gestão fiscal e tributária da empresa e a negligência no cálculo correto das margens econômicas são erros básicos que podem acontecer na contabilidade da empresa. E esse controle é essencial para calcular a rentabilidade e para auxiliar na hora de tomar boas decisões.
Você deve ter uma visão de negócio a longo prazo para planejar as necessidades econômicas da empresa e sua negociação com os bancos. Investir de formação contínua na força de trabalho vai fazer os funcionários da empresa mais fortes e mais motivados, evitando possíveis erros de gestão fiscal e tributária.
Falta de metodologia
A falta de metodologia é outro erro comum que se comete em um negócio que possui boas perspectivas de sobrevivência. Um bom método de gestão melhora a produtividade da equipe. Além disso, passar algum tempo analisando dados diminui a possibilidade de possíveis erros, que, por vezes, após lançados no sistema, não podem mais ser modificados pela empresa.
Portanto, é vital uma análise metodológica dos erros cometidos em relatórios fiscais para verificar que parte da gestão está mais comprometida e em que parte esse erros são os mais propensos a ocorrer. Erros de gestão fiscal e tributaria podem ocorrer tanto no inicio quanto ao longo do tempo. Por isso devem ser logo identificados e resolvidos.
Soluções fiscais como a da Synchro ajudam numa organização eficaz, pois reduz o tempo e diminui o esforço para na apuração dos principais tributos.
Não contar com uma assessoria contábil
Contratar uma assessoria contábil é sempre uma opção interessante se a empresa sabe de suas limitações. Considere que, para algumas empresas, seja por causa de seu pequeno tamanho, ou porque é inviável a contratação de um empregado para o departamento de contabilidade, uma empresa de assessoria contábil é a melhor opção em termos de redução de custos.
O trabalho da consultoria será tecnicamente mais correto evitando erros de gestão importantes ou pode ser o primeiro passo, caso a sua empresa ainda não conte com um departamento contábil e está decidida a aumentar a sua área administrativa. Assim a consultoria pode ser usada como um modelo a ser seguido pela empresa.
E então? Ficou com alguma dúvida sobre os erros que você não pode cometer na gestão fiscal e tributaria da sua empresa? Gostaria de mais informações? Deixe aqui o seu comentário e participe da nossa conversa!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.