Santa Catarina disponibiliza informações para o Portal de Substituição Tributária.

O Portal da Substituição Tributária, instituído pelo Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, através do CONVÊNIO ICMS 18, DE 7 DE ABRIL DE 2017, para ser uma ferramenta centralizadora das regras e informações na realização das operações com mercadorias no Regime do ICMS-ST, disponibilizando aos contribuintes, informações e dados centralizados para realização de operações com  mercadorias sujeitas ao Regime de Substituição Tributária do ICMS (ICMS-ST), tais como CEST, MVA-ST de cada mercadoria.

Decorrido uma quinzena do início de sua obrigatoriedade, ocorrida em 01.01.2018, sua utilização pelo contribuinte do ponto de vista prático ainda é inviável, por  falta de informações  que deveriam ser obrigatoriamente disponibilizadas pelas unidades federadas de destino das mercadorias. O fato é que a maioria absoluta dos Estados ainda não divulgou sua planilha eletrônica com as informações acerca da substituição tributária relativas às operações internas realizadas, e nas operações interestaduais a ele destinadas, com exceção do Estado de São Paulo, que antecipou os efeitos da vigência desde 01.07.2017 e regularmente, vem mantendo as informações no sistema, sua planilha eletrônica já está na sexta versão, disponibilizada pela publicação no Dou de 27.12.2017 do ATO COTEPE/ICMS 82/17, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2017.

Desde 15.01.2018 o Estado de Santa Catarina, pela publicação no Dou do ATO COTEPE/ICMS 3, DE 12 DE JANEIRO DE 2018, aprovou e disponibilizou a versão 0001 de sua Planilha Eletrônica Substituição Tributária, com produção de efeitos à partir de 01 de fevereiro de 2018.

A expectativa é que os demais Estados cumpram a  obrigação imposta pelo CONVÊNIO ICMS 18, DE 7 DE ABRIL DE 2017 e disponibilizem celeremente  as informações necessárias para operacionalização do Portal, como fizeram os Estados de São Paulo e Santa Catarina.

Veja nossa matéria anterior sobre a instituição do Portal de Substituição Tributária, clicando no link abaixo.
O portal da substituição tributária facilitará o cenário de gestão do Icms-st.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.