Nuvem, a solução das organizações modernas para a gestão tributária

O mundo empresarial está em um período de grande transformação digital, e um dos carros-chefes dessa revolução é a computação em nuvem, ou cloud computing. Considerada até há pouco tempo uma tendência, essa tecnologia se solidificou como o caminho natural trilhado pelas organizações para seus investimentos em tecnologia da informação.

O aumento do interesse no uso da virtualização vem da percepção dos benefícios de sua adoção, que atingem simultaneamente diversos departamentos na estrutura organizacional, TI e áreas de negócio entre eles.

O uso da computação em nuvem contribui diretamente para a modernização ou remodelagem do departamento tributário das organizações. Nessa área, os processos de negócios demandam uma enorme quantidade de horas para garantir o correto cumprimento das obrigações tributárias. A complexidade da tarefa reduz o tempo e os recursos disponíveis para análise da qualidade da informação prestada ao Fisco.

A tecnologia permite que sejam automatizados os processos manuais e repetitivos que consomem o tempo e a energia da equipe. Afinal, conforme dados do Banco Mundial, gastamos em média 1.958 horas para cumprir as obrigações tributárias no Brasil, o que nos coloca na lanterna do ranking do Banco Mundial.

Adicionalmente, a virtualização reduz de forma significativa os custos dos processos de back-up dos dados, que deixam de preocupar as empresas clientes e passam a ser geridos automaticamente pelas fornecedoras de soluções em Cloud.

Além do ganho de tempo e otimização de recursos, a mobilidade é outro fator que merece destaque na adoção dessa tecnologia. Com o armazenamento na nuvem, os analistas e executivos de negócios podem acessar sistemas, inserir dados e extrair relatórios a qualquer hora e em qualquer lugar. Para tanto, basta dispor de um notebook, tablet ou smartphone conectado à rede.

Também já está plenamente provado que a segurança da informação não sofre riscos com a nova tecnologia. Ao contrário, os dados permanecem mais seguros quando armazenados na nuvem do que em servidores locais, conhecidos como “on premises”. Os fornecedores da solução em Cloud realizam constantes investimentos para manter protegidas as informações sensíveis das empresas, a salvo de acessos indevidos e ataques maliciosos. Aplicativos de última geração, estratégias anti-hacker eficientes e metodologias internacionalmente reconhecidas para evitar violações de dados são alguns dos recursos operados por times altamente qualificados em tecnologia de segurança.

Outro ponto de destaque proporcionado pelas soluções em Cloud é a visibilidade, que favorece a conformidade fiscal. O gestor tributário é capaz de acompanhar em tempo real o status dos processos, ampliando a eficiência dos controles e agilizando a emissão de relatórios. Assim, por meio de um gráfico ou relatório, ele pode obter a posição atualizada sobre a entrega das obrigações acessórias e o pagamento das obrigações principais.

Segurança, visibilidade, mobilidade e redução de custos na gestão de obrigações tributárias.

Por todas essas inovações e facilidades, a solução em nuvem representa uma inovação muito bem-vinda para o processo de gestão de tributos das organizações modernas.

Conheça a solução fiscal tributária na nuvem da Synchro  https://www.synchro.com.br/produtos/synchrocloud.html

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.