Falaremos a respeito da importância do uso da tecnologia no e-commerce e como isso pode ser um grande apoio no processo de compliance das empresas, com ênfase no processo de nota fiscal eletrônica.
A princípio a evolução tecnológica está sujeito a vários fatores, igual a qualquer ramo de negócio. Mas neste período de pandemia, entendamos que o reconhecimento da importância da tecnologia é fundamental. Uma interessante pesquisa da consultoria Gartner mostraram que os investimentos em TI tendem a um crescimento em 2021.
A partir dessa informação no caso do e-commerce, é fundamental entender que inovar vai muito além de um espaço virtual de vendas. Tem um âmbito maior, um lugar que oferece soluções completas auxiliadoras das plataformas compreendendo o negócio como um todo.
Para exemplificar, imagine um ambiente que reúna inteligência, tecnologia de logística, vendas e pagamento, tudo constitui uma proposta horizontal de serviço que incorpora atendimento ao cliente, o omnichannel, marketing digital entre outras modalidades básicas da empresa.
Sempre atento às novidades, introduzi-las nas operações, oferecer uma boa experiência e utilizar ferramenta adequadas provocará um destaque no mercado e atrairá a atenção do cliente.
Apesar disso observe que os clientes estão cada vez mais informados e exigentes. A consultoria McKinsey mostrou na pesquisa que um cliente pode consultar até 20 canais, para verificação de informações e comparação de preços, antes do término da negociação. Se você é um comprador complexo, qualquer um que entende e oferece as formas para trabalhar com essa complexidade certamente tem diferencial.
Conforme tem-se observado que lojas virtuais atraíram muitos investidores por causa das boas vendas que apresentaram. Ocasionando um aumento de competição, tornando importante uma estratégia sólida que se destaque no mercado competitivo e conectado.
Dito tudo isso, o processo de compliance empresarial, (conjuntos de disciplinas cumpridoras de normas legais e regulamentadas), o avanço tecnológico no e-commerce é um grande apoio.
Como a nota fiscal eletrônica por exemplo: as organizações contabilizam o faturamento da empresa quase em tempo real e disponibilizado de forma ágil e transparente, comprova a compra de algum produto e hoje fornece aos clientes informações sobre os tributos que incidem no item. A percepção real dos valores faturados tem um grande feito no plano de negócio, devido as projeções financeiras serem mais criteriosos e permite uma estratégia baseada em informações históricas palpáveis.
Outro ponto importante é o impacto positivo relacionado com fornecedores ou investidores, neste caso, que solicitam este tipo de dados e avaliam a “saúde” do empreendimento. Já os bancos e entidades governamentais quando acessam às informações fiscais avaliam o crédito que será oferecido para um empresa que necessita de recursos para expansão do seu negócio.
Embora seja um fato que a nota fiscal eletrônica encontra-se ainda atrelada a um processo burocrático veja mais benefícios:
1.Redução de custos
- Impressão
- Envio
2.Aumento da segurança dos dados
3.Otimização do tempo
4.Simplificação do processo por meio de dados integradas
5.Armazenamento dos dados em nuvem
No entanto, a conformidade fiscal ultrapassa a barreira do e-commerce, sendo preciso um alinhamento com o Fisco.
Em consequência disso, o atraso ou falta de algum documento pertencente ao fisco implica em recálculos, retrabalhos e multas. Vale salientar a responsabilidade que uma pessoa ou até mesmo uma equipe possui para manter o compliance fiscal (devido o volume e tamanho das vendas), porque é ela a responsável na entrega das determinações federais, estaduais e municipais dos fiscos, no cumprimento de datas, de documentos sem falhas, armazenará escriturações, arquivos XML de NFes, CTes, NFSes e outros documentos fiscais como também certificar-se que todas as informações possuam fácil acesso no caso de uma fiscalização da Receita Federal.
A Synchro possui uma solução específica para Nota Fiscal Eletrônica, O NF-e Manager, uma solução que centraliza as informações detalhadas da NF-e, contendo de chaves de acesso, datas de emissão/autorização, processos de cancelamento, inutilização, qual a origem da informação de cada NF-e e contabiliza a quantidade de solicitações enviadas agrupado por Organização e emitente, entre outros diferenciais que permite a área tributária o controle total das notas emitidas e recepcionadas, além de possibilitar a equipe dedicar-se a atividades mais estratégicas.
Enfim, a quantidade de documentos fiscais que um e-commerce controla durante uma Black Friday, por exemplo, aumenta de uma forma gritante como: Notas Fiscais; mais CTes; mais DANFes fazendo que a conformidade tenha uma importância extremamente significativa.
Se a área fiscal tem dificuldades de acompanhar os picos de vendas da loja virtual, converse com um dos nossos especialistas para que possamos apresentar o que a Synchro pode fazer pela sua empresa.
Fonte:
- ABCOMM – https://abcomm.org/noticias/tecnologia-a-favor-do-e-commerce-b2b/
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.