5 benefícios de adotar uma solução para gestão fiscal em cloud?

Há alguns anos, investir em soluções tecnológicas para gerir um negócio era privilégio de grandes empresas, tamanhos eram os custos que a iniciativa representava. Hoje a realidade é outra, a tecnologia tanto se faz necessária quanto cada vez mais acessível e é capaz de fazer diferença nos mais diversos processos, dos mais simples aos mais complexos.

Adotar soluções tecnológicas representa uma economia de tempo que se reflete diretamente no desempenho da empresa. A otimização dos processos de gestão traz mais dinamismo para as demandas administrativas. Conheça alguns dos principais benefícios de se adotar uma solução para gestão fiscal em cloud e fique por dentro.

Armazenar informações na nuvem é mais barato

Se antes eram necessários potentes computadores locais, os chamados “servidores”, para realizar o armazenando dos dados e dar suporte ao processamento das informações, hoje em dia, com a tecnologia de computação na nuvem, já não é preciso realizar esse tipo de investimento pesado em infraestrutura.

A maioria dos softwares criados para dar suporte à gestão fiscal, contábil ou financeira são desenvolvidos para atuar a partir da nuvem. Tudo que a empresa precisa ter para usufruir dos benefícios das soluções tecnológicas é de um simples computador e uma conexão segura de acesso à internet, todos o volume de dados movimentados pela empresa são processados e armazenados na nuvem.

Empresas de qualquer tamanho podem (e devem) adotar tecnologia avançada

O potencial da empresa não está limitado ao tamanho, a adoção de tecnologia em cloud computing é o meio de garantir que melhores resultados sejam alcançados, ampliando potencialmente as chances de crescimento do negócio.

Adotar uma solução em cloud para trabalhar a gestão fiscal traz mais agilidade para atender e organizar as demandas da empresa sem que isso signifique arcar com despesas dispendiosas de licenciamento e atualização de software. Os sistemas de gestão online concentram todo o seu funcionamento na internet, nesse sentido migrar para a nuvem implica redução de custos e ganho de eficiência.

Acessibilidade para consulta e compartilhamento de informações

A mobilidade está entre as principais mudanças dentre todas as ocorridas no modo como os indivíduos vivem atualmente. Por se movimentarem mais precisam de aparatos tecnológicos que deem suporte às suas operações, impedindo que sejam prejudicados por limitações de espaço físico e localização geográfica.

Através da tecnologia de computação na nuvem os dados podem ser acessados de qualquer lugar, bastando que exista uma conexão de internet para isso. Os benefícios da acessibilidade não se resumem à liberdade de movimentação dos indivíduos, mas estão também relacionados às possibilidades de compartilhamento de informação. Um documento salvo em um sistema online poderá ser compartilhado com qualquer outra pessoa em qualquer parte do mundo, sem que para isso os indivíduos precisem se encontrar fisicamente.

Espaço para backups e rapidez na recuperação de dados

Os dados movimentados pela empresa precisam ser resguardados, seja pela necessidade de proteger informação sigilosa ou pela obrigatoriedade de possuir cópias de segurança. A tecnologia de computação em nuvem viabiliza o armazenamento online e dispensa a necessidade de espaço para resguardar informações em computadores dentro da empresa.

Recuperar dados também passa a ser algo mais dinâmico, visto que consultas ao que foi salvo podem ser feitas a partir de qualquer computador capaz de acessar ao sistema online. Assim sendo, adotar uma solução em cloud para trabalhar a gestão fiscal significa dispor de uma maior capacidade de armazenamento, diminuindo a possibilidade de sofrer perdas e lidar com imprevistos.

Mais facilidade para a entrega da ECF

Gerir a contabilidade por meio de uma ferramenta online automatiza o processo gestão, agilizando o cumprimento de etapas, permitindo a organização e classificação dos dados sistematicamente e diminuindo, dessa forma, as chances de falhas e erros na entrega de informações ao fisco.

Entregas obrigatórias como a ECF, uma novidade fiscal exigida às pessoas jurídicas para setembro deste ano, tornam-se menos complexas se a empresa já adota uma solução para gestão fiscal em cloud. O processo de envio de informações para a Receita Federal é mais dinâmico quando os dados já estão organizados sistematicamente. O uso de uma ferramenta tecnológica pode, inclusive, impedir que aconteçam apurações incorretas e falhas que comprometam a regularidade da empresa perante os órgãos fiscalizadores.

A entrega da ECF exige atenção e requer que as empresas estejam preparadas. É preciso observar os detalhes envolvidos no processo, verificar o que já é entregue através do Sped Contábil a fim de evitar uma entrega inconsistente de informações e cair na malha fina da Receita Federal.

Ainda restam dúvidas sobre os benefícios de adotar uma solução para gestão fiscal em cloud? Deixe um comentário e participe!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. […] Saiba também quais são os 5 benefícios de adotar uma solução para gestão fiscal em cloud na s… […]

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.