O Portal da Substituição Tributária facilitará o cenário de gestão do ICMS-ST

A complexidade que os contribuintes brasileiros enfrentam diariamente nas operações com bens e mercadorias passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária (ICMS-ST) para a aplicação das regras dos regimes de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação, especialmente quando realizam operações interestaduais com esses bens e mercadorias, pode ser considerada de elevado grau, face às dificuldades para obtenção das informações necessárias para realização dessas operações tais como: convênios, protocolos, alíquotas internas, MVA-ST entre outras informações necessárias para a conformidade da realização das operações das mercadorias e bens sujeitos ao Regime de Substituição tributária do ICMS, denominado de ICMS-ST.

As dificuldades desse cenário serão relativamente minimizadas pela Instituição pelo Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, do PORTAL DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA, fruto da publicação do CONVÊNIO ICMS 18, DE 7 DE ABRIL DE 2017,  pelo qual o fisco atenderá um  pleito antigo dos contribuintes disponibilizando uma ferramenta centralizadora das regras e informações para realização das operações com mercadorias no regime do ICMS-ST, com maior nível de conformidade.

O Portal da Substituição Tributária será disponibilizado no sitio eletrônico do CONFAZ, e trará as informações por unidade federada de destino, de acordo com o modelo constante no Anexo Único, em formato de planilha eletrônica e divulgado por Ato COTEPE/ICMS contendo os seguintes dados:

I – CEST – indicação do Código Especificador da Substituição Tributária de cada item de determinado segmento;

II – Descrição – descrição detalhada dos bens e mercadorias, na hipótese de aplicação do preço final a consumidor por marca comercial;

III – Operação Interna – indicação da aplicação dos regimes mencionados na cláusula primeira nas operações internas da unidade federada de destino;

IV – Unidade Federada de origem – existência de convênio ou protocolo que determine a retenção do imposto por substituição tributária devido à unidade federada de destino;

V – Alíquota interna ou carga tributária efetiva – se esta for inferior à alíquota interna, na unidade federada de destino, aplicada à operação destinada ao consumidor final;

VI – MVA-ST – Margem de Valor Agregado Original que compõe a base de cálculo da substituição tributária;

VII – PFC – preço final a consumidor que corresponde à base de cálculo da substituição tributária;

VIII – Especificação – características que influenciam na determinação da carga tributária efetiva ou da base de cálculo da substituição tributária.

A alimentação e manutenção das informações do Portal da Substituição Tributária ficarão sob a responsabilidade de cada Unidade Federada, que encaminhará à Secretaria-Executiva do CONFAZ até o dia 15 de cada mês, planilha eletrônica, para aprovação pelo órgão que se dará pela publicação de Ato COTEPE/ICMS, até o dia 20, com produção de efeitos a partir do primeiro dia do mês subsequente.

A cada atualização dos campos relacionados no Anexo Único, deverá ser encaminhada nova versão da planilha eletrônica, contendo todos os segmentos de produtos, inclusive as informações não alteradas.

O Portal da Substituição Tributária está previsto para vigorar e produzir efeitos a partir 1º de janeiro de 2018, por força da prorrogação estipulada pelo Convênio ICMS 61/2017. Cada unidade Federada, a seu critério poderá antecipar o início dos efeitos à partir de a partir de 1º de julho de 2017.

Nesse sentido, o Estado de São Paulo antecipou-se aos demais, obtendo junto ao CONFAZ a aprovação da versão 0000 da planilha eletrônica com as informações acerca da substituição tributária relativas às operações internas realizadas no Estado de São Paulo e nas operações interestaduais a ele destinadas, através da publicação do Ato Cotepe ICMS n.º 34 de 16.06.2017 (DOU de 19/06/2017).

Disponível no Portal Nacional da Substituição Tributária (www.confaz.fazenda.gov.br) e identificado como “Planilha Eletrônica Substituição Tributaria – versão 0000 – SP”, terá como chave de codificação digital a sequência 8e865793a8ef3c58a288b8c5a35425c7, obtida com a aplicação do algoritmo MD5 – “Message Digest 5.” (efeitos à partir de 01.01.2017).

A criação do Portal de Substituição Tributária será um marco e um grande avanço nas relações entre os contribuintes e o fisco, facilitando e concentrando as informações necessárias para a realização das operações com bens e mercadorias sujeitos à substituição tributária do ICMS – ICMS-ST.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.