Garantindo maior conformidade com a legislação e redução de custos, adoção da nuvem é a nova tendência nos departamentos tributários

 

O cloud computing já é uma realidade no mercado brasileiro. Apontados como tendência há anos, os serviços em cloud ganharam espaço no Brasil, principalmente em uma época de recessão econômica, já que esse tipo de solução garante resultados de uso a menor custo. Extrapolando o mercado de Tecnologia da Informação, o uso da nuvem começa a gerar debates em outros departamentos, podendo ser usado para fugir de problemas crônicos do país, exemplo da complexidade tributária. Em busca de melhoria de processos, maior aderência à legislação brasileira e redução de custos grandes empresas estão levando suas informações tributárias fiscais para o cloud. Esta prática gera um diferencial de mercado para as empresas que estão na nuvem.

Desenvolvedora de soluções fiscais em cloud desde 2006, a Synchro apresentou alguns números que demonstram essa nova tendência. Segundo a empresa, hoje seus clientes já executam mais de 5 mil operações ligadas a entrega das obrigações fiscais em cloud, representando cerca de 47 mil processos executados na nuvem. Segundo Eric Carvalho, Gerente de Desenvolvimento de Software da Synchro , “esse número mostra a quantidade de processos que envolve a entrega de obrigações fiscais hoje em nosso país. Com o processamento dessas informações em cloud e a automação de algumas atividades, essas empresas geram ganho de produtividade do departamento fiscal, deixando de executar tarefas mecânicas e repetitivas, além de demandar menos assistência dos colaboradores de TI, tendo impacto positivo direto em dois departamentos da empresa”.

Acompanhando esse movimento de mercado, A Synchro investiu 50% dos seus recursos destinados a produtos em soluções cloud. Hoje, os usuários das soluções SynchroCloud utilizam cerca de 250 servidores e 48 bancos de dados na AWS, o que resulta em mais de 8 terabytes processados.

Outro ponto importante levantado pela Synchro é a facilidade de utilização das soluções em cloud. De acordo com os dados da empresa, a média de chamados por suporte dos usuários de soluções em nuvem é 30% menor do que os usuários que utilizam soluções On premise. Segundo Roberto Caetano, Gerente de Desenvolvimento de Software da Synchro ,”esse número representa redução de custo com suporte técnico além de comprovar na prática a melhor eficiência da operação com esse tipo de tecnologia, já que a redução no número de chamados é ligado diretamente a produtividade dos colaboradores’. Para Caetano, “a utilização do cloud no pagamento e entrega de tributos ganha cada vez mais espaço no mercado. Hoje a Synchro tem mais de 15% da sua base de clientes utilizando essa tecnologia e espera que esse número tenha um aumento expressivo nos próximos anos. O que vemos no mercado é que com o crescimento da maturidade tecnológica, empresas irão desenvolver estratégias que mesclem tecnologias em cloud com um ambiente On premise, sempre buscando a excelência operacional aliada a redução de custos’’.

Enquanto o Estado brasileiro não consegue diminuir a complexidade no pagamento e entrega de obrigações fiscais, o mercado vai procurando opções que garantam o cumprimento de suas obrigações perante a lei com o menor custo possível. Além dos benefícios técnicos e de uso, as soluções em cloud garantem que empresas estejam sempre 100% aderentes as alterações legais, passando a responsabilidade de acompanhar esses processos para terceiros que são especializados no assunto, possibilitando maior foco em seu core business.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s