Um dos termos mais difundidos atualmente dentro das empresas é “Governança”. Você sabe o que significa e quais são os principais tipos de governança? Neste post, nós veremos os 3 principais tipos de governança que estão ligados à parte financeira das empresas, que são a Governança Corporativa, a Governança Tributária e a Governança de Obrigações Acessórias. Vamos a eles.

1. Governança Corporativa

A governança corporativa teve seu início da década de 1990 como consequência do início da globalização dos mercados e da necessidade de padronização dos estilos de gestão por parte das empresas no mundo todo. Ela está baseada em princípios bem diretos, que estão ligados com boas práticas de gestão, ética e responsabilidade corporativa e cumprimento à legislação em vigor.

Diversos escândalos financeiros no Brasil e em países estrangeiros ocorreram basicamente porque as empresas não cumpriram os preceitos estabelecidos pela governança corporativa. Os princípios básicos da governança corporativa são transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, além da ética, é claro.

Já pensou em tentar implantar um novo sistema de gestão empresarial sem que os empregados tenham plena consciência de que as regras devem ser seguidas de maneira completa e que nada fora do previsto deve ser registrado ou considerado? Isso é papel da governança corporativa e fazer com que todos tenham consciência do próprio papel dentro das organizações traz benefícios tanto para a empresa e também para a sociedade que a rodeia.

Aderir à governança corporativa não significa que a empresa estará livre de fraudes ou de erros operacionais, mesmo porque os sistemas não são infalíveis, assim como as pessoas também não o são. Mas se uma empresa resolve seguir os princípios de governança corporativa, ela terá muito mais chance de se destacar no mercado em que atua, fazendo com que os seus clientes a reconheçam como uma empresa que possui um diferencial competitivo.

2. Governança Tributária

É o conjunto de procedimentos utilizados por uma empresa no processo de gestão empresarial, mas de maneira personalizada para cada empresa e que tem o objetivo de coordenar o processo de controle e de revisão de todos os procedimentos tributários. Isso tem o objetivo não somente de buscar a elisão fiscal, que é a maneira de pagar menos impostos dentro da lei, mas o objetivo maior é deixar inserido na missão e na visão das empresas que a gestão eficiente dos tributos traz economia de longo prazo para as entidades.

Além disso, a má gestão tributária gera multas e sanções altas e que podem gerar até a descontinuidade operacional. Como consequência natural, a empresa apresenta mais transparência quando elabora seus relatórios e apresenta suas informações contábeis e fiscais.

3. Governança de Obrigações Acessórias

A governança de obrigações acessórias é decorrente da governança tributária ou, pelo menos, tem os mesmos objetivos maiores: diminuir os riscos empresariais e a penalização decorrente da falta de controles. Possibilita o controle completo das obrigações acessórias, periódicas e constantes em qualquer empresa instalada no Brasil. Esta modalidade permite, com o uso de uma ferramenta online de gestão, que todas as obrigações sejam arquivadas eletronicamente em um único lugar, podendo ser acessadas a qualquer momento e de maneira remota, garantindo agilidade e pronta resposta para análises e fiscalizações futuras.

É importante que todos estes tipos de governança possam estar associados ao uso de uma solução de gestão integrada para a empresa, o que permitirá a obtenção de melhores resultados em se tratando de longo prazo.

Agora que você já sabe os principais tipos de governança, que tal conferir a solução que pode ser ajustada para a sua empresa clicando aqui? Ou se quiser saber mais, entre em contato conosco clicando aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s