O planejamento de produção é uma tarefa importantíssima no desenvolvimento de um negócio que manufatura seus produtos. Essa importância se deve ao fato do planejamento e monitoramento dos insumos que serão utilizados durante o processo produtivo contribuir para melhores resultados e redução de custos.

Quer saber ainda mais sobre a importância do planejamento de produção para uma empresa? Continue acompanhando o post e confira a seguir.

Afinal, o que é o planejamento de produção?

O planejamento de produção é a etapa responsável por criar e definir qual será o plano de produção, realizar o levantamento da necessidade de insumos, como será feito o controle de matéria-prima e o controle e direcionamento de todos os itens que forem produzidos. O planejamento possui relação direta com a demanda da empresa, pois é por meio da previsão de demanda que ele identifica quais quantidades são necessárias produzir, evitando desperdícios e, ao mesmo tempo, garantindo que a procura dos clientes seja satisfeita.

Portanto, o planejamento de produção pode ser considerado o sistema responsável por administrar os bens — de forma qualitativa — e a mão de obra produtiva, além do tempo que será necessário para que os processos sejam executados de forma eficaz e satisfatória, sem comprometer a qualidade.

Quais são os benefícios que ele traz para as empresas?

O primeiro grande benefício notado é o alcance de maior eficiência durante o processo produtivo. Isso porque um bom planejamento envolve informações de compras de insumos e matérias-primas, controle de produção e disponibilidade desses itens para a venda — o que acaba fazendo com que os processos estejam integrados entre si.

Além disso, por requerer maior integração entre as áreas, o planejamento de produção ajuda a fazer com que a comunicação seja mais constante e fluida, criando um clima de colaboração entre os departamentos.

Outro ponto que vale destaque é a redução de desperdícios. Como o planejamento de produção é realizado com antecedência, envolvendo informações de compras e vendas, busca-se atender à demanda, utilizando e produzindo somente o que for necessário — evitando perdas de insumos que foram mal dimensionados ou excesso de mercadorias em estoque.

Qual é a relação do planejamento de produção com o Bloco K?

Assim como o bloco K do SPED Fiscal regulamenta o estoque e o processo produtivo de uma empresa, um bom planejamento de produção ajuda a garantir que a obrigatoriedade do Bloco K será cumprida.

Sendo assim, os dois possuem uma relação direta e o planejamento de produção é fator chave para o cumprimento do que determina a Receita Federal — uma vez que as empresas precisam prestar contas a respeito das movimentações dos insumos e dos processos de produção.

O planejamento de produção exerce grande influência nos resultados da empresa e, quando planejado de forma eficaz e assertiva, além de fornecer diversos benefícios para o negócio, garante que a obrigatoriedade fiscal seja cumprida. Ou seja, contribui sob diversos aspectos.

E você, já sabia da importância do planejamento de produção para empresas? Quer saber melhor como ele é afetado pelo Bloco K? Baixe gratuitamente nosso “Guia descomplicado do Bloco K” e saiba mais!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s