eSocial-como-ele-afeta-o-governo-empresas-e-trabalhadores1

 

As relações trabalhistas brasileiras são sempre um assunto polêmico. As obrigações e tributos impostos aos empregados e às empresas tornam esse tema um tanto quanto delicado.

Quando falamos de ações do governo, logo vem à cabeça a burocracia. Mas nem sempre é assim. Um bom exemplo é o eSocial. Antigamente, o envio de dados das organizações às agências responsáveis era despadronizado e gerava muitos erros.

O eSocial veio para reduzir esses problemas, mudando a vida do governo, das empresas e dos trabalhadores. Neste artigo, vamos mostrar como esse importante programa afeta cada um desses públicos.

O que é o eSocial

O eSocial é um programa do Governo Federal que consolidou o envio de informações pelo empregador (pessoa física e jurídica) em relação aos seus empregados.

Ele uniu todas as obrigações trabalhistas, também conhecidas como Obrigações Acessórias, em um só lugar, agrupando informações como:

  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged);
  • Declaração de Imposto de Renda retido na fonte (Dirf);
  • Formulários virtuais;
  • Apresentação de declarações;
  • Preenchimento de guias;
  • Escrituração de livros.

Com relação à legislação trabalhista, tudo continua da mesma forma. A principal mudança é a forma de controle e fiscalização desses processos.

Quais são os objetivos do eSocial

Como tudo era feito no papel, padronizar e levar esses processos para o ambiente virtual vai melhorar a qualidade das informações sobre as relações de trabalho e seguridade social que chegam ao Governo.

Além disso, o eSocial garante ainda mais o cumprimento dos direitos relacionados ao trabalhador, uma vez que simplifica o cumprimento das obrigações exigidas pela legislação social e previdenciária atual, pelas regras do FGTS e da fiscalização do trabalho.

Quais são as vantagens e desvantagens do eSocial

No caso do Governo, é possível fornecer informações aos seus diversos órgãos através de apenas uma única fonte de informações.

A integração dos seus sistemas com os das empresas, centralizando a entrega das obrigações, também é um grande benefício. Essa padronização dos cadastros de pessoas físicas e jurídicas vai otimizar tempo e custos também.

As empresas deverão atualizar seus sistemas de Recursos Humanos e da Folha de Pagamento, treinando os departamentos responsáveis pelo envio das informações e revendo seus processos internos para encontrar novas soluções fiscais.

Como o eSocial afeta governo, empresas e trabalhadores

Em um mundo perfeito, todos saem ganhando. Mas uma mudança tão significativa afeta os diversos públicos de várias formas. Apesar de algumas dificuldades, a Synchro acredita que os benefícios ao final do processo continuam maiores.

1. Empresas

O eSocial obriga as empresas a mudarem seus métodos de captação de dados de seus empregados e as formas de prestar contas como: pagamentos realizados, serviços prestados e tomados, segurança do trabalho, entre outros. É necessário implantar um software, como o EFC da Synchro, para integração e envio de dados.

2. Governo

O Governo conseguirá identificar mais facilmente erros de procedimentos feitos pelas empresas. O eSocial vai garantir uma fiscalização mais ampla do cumprimento das legislações, 24 horas por dia. Como consequência, haverá uma redução importante da inadimplência fiscal e tributária no país.

3. Trabalhador

O trabalhador será afetado positivamente, pois seus direitos serão garantidos pelo eSocial, uma vez que o Governo terá maior controle e padronização das informações trabalhistas.

O eSocial é uma novidade e, por isso, gera dúvidas. Se você ficou com alguma, deixe nos comentários que vamos responder para você!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s