Por-que-nuvens-públicas-são-perfeitamente-seguras-para-sua-empresa

A decisão de migrar para a nuvem por si só já é difícil para as empresas que sempre mantiveram uma infraestrutura de TI interna. Quando se trata de nuvens públicas, aquelas que são divididas com outras empresas e administradas por provedores de serviços de Cloud, muitas vezes o fator segurança é levantado como um empecilho.

Na prática não é bem assim. Existem fortes razões para acreditar que nuvens públicas são seguras. É sobre isso que iremos conversar neste post. Acompanhe!

6 provas de que as nuvens públicas são seguras

Em seu livro ‘The Agile Architecture Revolution’, o especialista em TI e contribuidor da Forbes Magazine, Jason Bloomberg elencou algumas razões pelas quais as nuvens públicas podem ser consideradas muito seguras. Veja:

1 – Provedores de nuvens públicas estão sempre atualizadas em soluções e práticas de segurança

Manter a infraestrutura interna significa estar sempre preocupado com aquisição de soluções de antivírus. Como os provedores de nuvens públicas precisam se preocupar muto com os dados de seus clientes, eles estão sempre se atualizando em termos de ferramentas e práticas e segurança.

Além disso, dispõe de capital para isso, pois atendem a muitos clientes. Logo, contratar profissionais de segurança da informação e adquirir ferramentas é muito mais rápido e fácil para eles.

2 – Provedores de nuvens públicas sabem que são alvos e, por isso, estão sempre preparados

Citando provedores de nuvens públicas como o Google, por exemplo, Jason Bloomberg afirma: “Milhares de hackers estão batendo nestes provedores, por isso eles estão prontos para lidar com vulnerabilidades e agir em tempo hábil”.

3 – As rotinas de segurança em nuvens públicas nunca estão sujeitas às intemperes do negócio

Quando o departamento de TI mantém toda sua infraestrutura internamente ele pode ser pego de surpresa num momento em que está totalmente dedicado a uma implantação de um novo sistema, por exemplo. Isso não acontece com os bons provedores de nuvens públicas, pois estão sempre dedicados a proteger os dados de seus clientes.

4 – Provedores de nuvens públicas assumem compromissos com segurança da informação em contrato

Quando se estabelece um contrato com um provedor de serviços de nuvem pública, há cláusulas que tratam da privacidade e da segurança das informações. Esta é uma forte razão para que o provedor se dedique totalmente a não quebrar este contrato, o que torna seus esforços para a proteção dos dados ainda maior.

5 – Bons fornecedores de nuvens públicas utilizam as melhores práticas de segurança da informação

Para se manterem competitivos no mercado, os bons provedores de serviços de nuvens estão sempre se atualizando em certificações reconhecidas internacionalmente. Isso os torna mais aptos a garantir segurança da informação.

Eles devem apresentar aos seus clientes, por exemplo, que estão de acordo com as normas nacionais e internacionais dos seus serviços, como criptografia AES para proteger os dados dos clientes.

Espelhamento e redundância de dados

Além dos argumentos apresentados por Jason Bloomberg, a prática de armazenar dados  em hardwares robustos e replicá-los em vários centros de dados em todo o mundo – se os servidores em uma região são atingidos por hackers ou um desastre natural, o tráfego do cliente é simplesmente desviado para um dos vários outros centros de dados – também torna as nuvens públicas muito seguras.

Práticas de controle de acesso, criptografia de nível militar e vários centros de dados são proibitivamente caras se forem feitas em nuvens privadas. Provedores de nuvem públicas se beneficiam de economias de escala, estendendo esses recursos aos seus clientes.

O que você achou destes argumentos? Está mais seguro para investir em nuvem pública? Se tiver mais alguma dúvida, deixe-nos um comentário que poderemos lhe auxiliar!

1 comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s