Antes de discorrermos sobre como Big Data e Cloud Computing podem atuar juntas, vamos rememorar o conceito de cada uma destas abordagens tecnológicas:

Big Data

Criado pelo Gartner, o conceito de big data abrange o crescimento, a disponibilidade e a utilização de grandes quantidades de dados desestruturados, ou seja, gerados por empresas e usuários de várias formas – de transações financeiras a posts em redes sociais.

O big data seria esta grande quantidade de dados que devem ser classificados e analisados para que virem informações de valor para os negócios – isso é feito por meio de softwares e aplicações robustas que capturam, ordenam e auxiliam na análise.

Cloud Computing

Já amplamente conhecido no Brasil – tanto que o Gartner estima que até o final de 2015 as empresas brasileiras devem investir cerca de US$ 116 bilhões -, de uma maneira simples, podemos dizer que a cloud computing (computação em nuvem) remete ao armazenamento e ao acesso de dados, sistemas, aplicações, infraestrutura e serviços de TI por meio da internet em vez de disco rígido.

Em outras palavras, as nuvens são datacenteres espalhados por diversos lugares onde as empresas podem armazenar seus dados e podem acessá-los de forma remota via internet, obtendo escalabilidade tecnológica e redução de custos, dentre outros benefícios.

Leia também: 8 motivos para implantar Cloud Computing em sua empresa

Big Data e Cloud Computing juntos? Sim!

Minerar e ordenar uma grande quantidade de dados só é posível quando a empresa utiliza soluções de alta complexidade, como Business Intelligence, CRM e ferramentas de Data Analysis, dentre outras. Para isso, é preciso ter uma excelente infraestrutura de TI, pois estamos lidando com quantidades imensas de dados dos mais variados tipos (texto, áudio, vídeo, números etc.) e desestruturados, ou seja, soltos e que precisam ser garimpados e classificados a fim de se obter respostas, perceber tendências e padrões.

Infraestrutura e segurança à altura

É aí que a Cloud Computing se junta à Big Data. Um bom serviço de cloud dá mais velocidade de tráfego e garante mais segurança à ferramentas robustas, além de diminuir os investimentos já que as soluções são adquiridas como serviços (a empresa só paga pelo tempo e pelas funcionalidades que utilizar).

Também a capacidade de armazenamento dos dados coletados se amplifica por meio da computação em nuvem, permitindo escalabilidade (aumento da capacidade conforme aumenta a demanda) e segurança total – bons provedores de cloud estão sempre atualizados com o que há de mais moderno em soluções de segurança, pessoal capacitado e certificações obtidas com boas práticas reconhecidas internacionalmente.

Suporte

Ao invés de se preocupar com as questões técnicas que envolvem uma infraestrutura interna, a equipe de TI da empresa que está investindo em soluções e metodologias de big data fica tranquila, pois tem o apoio de um provedor de cloud computing.

Questões como monitoramento, backup e redundância de arquivos são tratadas pelo provedor e o departemento de TI se dedica exclusivamente à análise dos dados e entrega de repostas para auxiliar na tomada de decisões.

Rapidez

Em muitos casos, a velocidade é decisiva para a tomada de decisões. Por exemplo: uma empresa que queira entender a relação que seu público-alvo têm com um determinado produto ou serviço para lançar uma nova oferta precisa obter respostas com urgência, pois além do desenvolvimento do produto em si também precisará pensar em estratégias de marketing e diferenciais que amplifiquem seu alcance de mercado.

Também neste ponto big data e cloud computing atuam juntas, a primeira abarcando as ferramentas para as análises e a segunda fornecendo a infraestrutura necessária para suportá-las e extrair delas o máximo de desempenho.

Você entendeu a importância de Big Data e Cloud computing atuarem juntas? Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que termos prazer em ajudá-lo!

2 comentários

    1. Olá Cássius,

      “Inicialmente é importante ressaltar que o Cloud Computing é uma tecnologia essencial para viabilização da tecnologia BigData, não só pela facilidade de se escalar recursos computacionais com alocações sazonais a custos viáveis, pela capacidade enorme de armazenamento, mas também pelo mais importante que seria a simplificação e viabilidade de comunicação entre as difrentes fontes e formatos de dados que compõe o BigData, caso esteja trabalhando em um ambiente fechado proprietário, que obriga uma centralização dos dados, isso pode gerar um esforço enorme de movimentação de dados e provisionamento de ambiente, que muitas vezes pode inviabilizar o uso da tecnologia, em Cloud podemos trabalhar de forma escalável e decentralizada, focando e centralizando somente os resultados das análises.

      Na maioria dos casos as fontes de dados e formatos além de variados estão em constante evolução o que também dificulta muito o processamento dentro de uma arquitetura fechada e com evolução restrita, em Cloud a facilidade de adaptação a diferentes fontes e formato é um fator crucial.

      Na prática podemos aplicar essa tecnologia dentro do cenário tributário e fiscal brasileiro, são milhares as fontes de informações relacionados a legislação brasileira, como por exemplo, diários oficiais de diferentes órgãos em diferentes formatos, blogs com analises das legislações, sites com projeções, rede sociais, e-mails etc, a tecnologia de BigData trabalha com esse volume gigantesco de dados com o o objetivo de extrair informações relevantes para o negócio da sua empresa, porém é preciso resolver toda infra-estrutura necessárias para suportar esse demanda, o que não é simples de ser provisionado, depois de provisionado inicia-se um desafio ainda maior, manter e evoluir esse ambiente com um tempo de resposta que o neǵocio exige, uma nova fonte de dados pode surgir com um volume expressivo ou com o um formato específico, todo ambiente precisa evoluir de forma satisfatória e esse desafio enorme por muitas vezes inviabiliza a aplicação da tecnologia, ou pior, faz com que todo investimento aplicado seja perdido. A tecnologia Cloud, simplifica de forma bastante significativa esse cenário permitindo que nos concentremos apenas no que realmente importa para tecnologia que é a extração de informações de valor para seu negócio escondida no meio de milhares de terabytes.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s